Nesta terça feira (02), aconteceu a definição do grupo do Brasil na Copa América, o Grupo D, e consequentemente os últimos jogos da fase de grupos da competição. Brasil conseguiu garantir sua classificação em 2º no grupo ao empatar com a Colômbia, que terminou em 1°, esse que foi um jogo bastante pegado, mas que no segundo tempo a seleção brasileira decaiu muito, tendo muitos erros e pouquíssimas chances de fazer gol. A Canarinho irá enfrentar o Uruguai nas quartas de final e a Colômbia irá enfrentar o Panamá.
BRASIL X COLÔMBIA
Brasil e Colômbia foi o principal jogo da noite, muito por conta do alto nível técnico das duas seleções, mas também pelo fato do Brasil querer buscar a 1ª posição do Grupo D.
Logo no início do jogo, Vinícius Júnior acabou acertando James Rodríguez no rosto e levou cartão amarelo, vale lembrar que Vini estava pendurado e não irá jogar contra o Panamá nas quartas. A Colômbia chegou a pressionar chegando até a acertar a trave da meta de Alisson com James Rodríguez, porém aos 12 minutos do primeiro tempo, Raphinha acertou uma cobrança de falta perfeita e botou o Brasil na frente do placar e em 1º no grupo. Logo depois do gol, João Gomes, outro que estava pendurado, se envolveu em uma confusão e também levou cartão amarelo. A Colômbia chegou a empatar o jogo, mas o gol foi anulado por impedimento de Davinson Sánchez. A seleção brasileira também teve um possível pênalti, mas o VAR acabou não dando, e logo depois, já no fim do primeiro tempo, o goleiro Alisson acabou falhando ao sair jogando e no rebote colombiano, trabalhou a posse e chegou ao empate com Muñoz.
No segundo tempo, a Colômbia voltou muito melhor que a seleção brasileira, criando boas chances, e envolvendo o Brasil, forçando a vários erros no campo de defesa. A Colômbia teve grandes chances de fazer gol, mas a principal das chances se deu com Borré, o atacante do Internacional, que tinha acabado de entrar, recebeu um cruzamento rasteiro e na altura da marca do pênalti sem marcação acabou mandando pra fora. Possivelmente esses foram os piores 45 minutos da seleção brasileira na Copa América.
COSTA RICA X PARAGUAI
No outro jogo do grupo, o já eliminado Paraguai encarou a Costa Rica, que ainda sonhava com uma classificação para a próxima fase da competição, eles precisariam que o Brasil perdesse para a Colômbia e ganharem de pelo menos 5 gols do Paraguai para se classificarem.
O início de jogo não poderia ter sido melhor para os costarriquenhos que em menos de 10 minutos do primeiro tempo, já abriram 2 a 0 no placar e sonhavam com um placar desfavorável para o Brasil, o que acabou não acontecendo, pois pouco tempo do segundo gol, a seleção brasileira abriu o placar. Logo depois disso, o Paraguai não se abalou e, mesmo estando eliminados, começaram a pressionar mas não conseguiram diminuir o placar no primeiro tempo.
No segundo tempo, a pressão paraguaia continuou, só que dessa vez no início do segundo tempo, o Paraguai chegou ao gol com Sosa, aos 9 minutos. E no resto da segunda etapa só deu Paraguai, porém não foram efetivos na concretização a gol e a partida terminou em 2 a 1 e com ambas as seleções eliminadas da Copa América.
PRÓXIMOS JOGOS
O próximo jogo da seleção colombiana e brasileira serão no próximo sábado (06), às 19h e 21h (de Brasília) respectivamente. Já o primeiro confronto das quartas acontecerá na próxima quinta (04), no duelo entre a atual campeã Argentina contra Equador que será às 22h.