Paralimpíadas

Brasil vence China e conquista ouro inédito no goalball masculino

Matsui Mikihito/CPB

Depois de ser prata em Londres, 2012 e bronze no Rio de Janeiro, em 2016, o Brasil conquistou o seu primeiro ouro no goalball, ao vencer a China por 7 a 2, em jogo disputado na manhã desta sexta-feira, 3, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

O nível defensivo do Brasil e as penalidades cometidas pela China fizeram a diferença no placar. Foram três punições por longball, duas delas aproveitadas pelo time brasileiro, que esteve muito bem no seu sistema defensivo, com os três atletas buscando quase todos os lançamentos chineses.

O Brasil abriu 2 a 0 de vantagem em uma primeira etapa muito equilibrada, que passou quase toda sem gols. Somente nos minutos finais, Romário abriu o placar e colocou Brasil na frente e Parazinho ampliou com um lindo lançamento, que passou por baixo do jogador chinês, faltando um minuto para o final da primeira metade.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Se no tempo inicial o jogo teve poucos gols, a etapa complementar trouxe um cenário totalmente diferente, com muita emoção e gols para os dois times. Logo nos primeiros lances, a China cometeu uma penalidade, que Leomon cobrou e marcou, fazendo 3 a 0 para o Brasil. No entanto, pouco depois a equipe chinesa diminuiu, também em penalidade.

O gol chinês não ficou sem resposta, Leomon voltou a colocar o Brasil com três de vantagem, porém a China novamente conseguiu diminuir, com gol de Mingyuan Yang e tudo isso com apenas cinco minutos passados do segundo tempo. Parazinho voltou a ampliar a diferença com um lançamento rápido, que tirou o tempo da defesa adversária aos seis minutos. Com pouco mais de quatro minutos para o fim, Leomon cobrou mais uma penalidade e fez o sexto gol do Brasil.

Ainda deu tempo de Parazinho fazer mais um golaço, nos segundos finais, chegando ao seu terceiro na partida e dando números finais ao jogo, que já estava garantido com a grande vantagem imposta pela equipe brasileira. Com o fim do tempo, os jogadores do Brasil comemoraram muito e fizeram uma grande festa na quadra, com direito a aplausos dos adversários.

O bronze no goalball ficou com a Lituânia, que foi para a disputa após perder a semifinal para o Brasil por 9 a 5. Os lituanos derrotaram os Estados Unidos na disputa pelo pódio.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo