Pan-Americano

Brasil espera encontrar ‘velhos conhecidos’ de disputa pelo Ouro dos Jogos Pan-Americanos; entenda

Seleção Brasileira já está garantida na semifinal e poderá reencontrar adversários históricos no Pan

Publicado em

Foto: Lesley Ribeiro/CBF
— Continua depois da publicidade —

O Brasil venceu a Colômbia na última quinta-feira (26) por 2 a 0, e se garantiu na semifinal dos jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, pelo Grupo B. Com isso, os garotos da amarelinha aguardam os possíveis adversários na busca pelo Ouro das Américas, que não vem desde 1987. Neste caminho, velhos conhecidos na história do futebol brasileiro durante as participações do masculino, podem reeditar encontros por medalhas que ocorreram antes.

A outra chave é composta por Chile (líder), Uruguai (vice), México e República Dominica. Destas quatro seleções, três destas já cruzaram o caminho brasileiro em confrontos de medalhas no histórico do Pan. Diante destes países, o verde e amarelo duas vezes o topo do pódio, e ficou com a prata uma vez.

+ AO VIVO – As últimas do Pan-Americano Santiago 2023

Publicidade

O HISTÓRICO DAS DISPUTAS

A primeira vez ocorreu com o México em 1975, e a disputa se finalizou de uma forma inusitada. Em pleno Estádio Azteca lotado, os times empatavam a final em 1 a 1, quando um torcedor invadiu o campo interrompendo a partida, e logo em seguida, a energia elétrica do estádio sofreu queda. Após muito tempo de espera, foi decretado o Ouro para os dois lados. A FIFA tentou interferir remarcando a disputa, mas o Brasil considerou inviável e a decisão se manteve.

Pouco depois, em 1983 na Venezuela, foi a vez do Uruguai. Em um triângular final, a Celeste havia vencido a Guatemala no primeiro jogo, e o Brasil precisava vencer para seguir na briga pelo Ouro. Mas, os adversários levaram ao melhor vencendo pelo placar mínimo e conquistando o topo do pódio de forma antecipada. Sendo assim, a Canarinho ficou com a Prata.

+ Para ficar por dentro de tudo que acontece nos Jogos Pan-Americanos, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Na edição seguinte, em 1987 em Indianápolis-EUA, a Seleção Brasileira teria o Chile pela frente na disputa da grande final. Após um empate sem gols de forma disputa no tempo regulamentar, a equipe venceu o rival nas prorrogações por 2 a 0. Washington e Evair garantiram o Ouro em terras norte-americanas, naquela que foi a última vez do futebol masculino na primeira posição.

PRÓXIMOS PASSOS

A definição da próxima partida ainda será feita no fechamento da fase de grupos. O Brasil buscará se manter na liderança da chave diante de Honduras, no próximo domingo (29) às 13h, no Viña Del Mar. Na outra chave, Uruguai e México se enfrentam, enquanto o Chile recebe os dominicanos. A definição do mata-mata dependerá das posições finais dos classificados (1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ºA).

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile