Olimpíadas

Brasil estreia com vitória sobre Nigéria no futebol feminino

O Brasil não conquista uma medalha no futebol feminino desde 2008, quando foi prata em Pequim (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Na tarde desta quinta-feira (25), a seleção brasileira de futebol feminino estreou nos Jogos Olímpicos de Paris vencendo a seleção nigeriana pelo placar de 1 a 0. Em partida válida pela primeira rodada do Grupo C, a seleção brasileira foi ao estádio Matmut-Atlantique, em Bordeaux, e conseguiu um passo importante em busca da classificação.

Primeiro tempo

Em um jogo nervoso, como esperado para uma estreia em uma competição dessa magnitude, as atletas brasileiras viram a Nigéria oferecer maior perigo ofensivamente logo no começo da partida, forçando a goleira Lorena a fazer boas defesas. Passados os primeiros minutos da etapa inicial, as comandadas de Arthur Elias passaram a controlar as ações em campo.

Com o aumento do volume ofensivo, Marta chegou a balançar as redes aos 35 minutos do primeiro tempo, mas o gol foi anulado por impedimento logo na sequência. O Brasil manteve o ritmo e pouco mais de um minuto depois abriu o placar de maneira definitiva pelos pés de Gabi Nunes, que acertou uma bela finalização de dentro da área após lançamento de Marta. Ainda no final da primeira etapa, as brasileiras reclamaram de um possível pênalti não assinalado, após toque no braço dentro da área da defesa nigeriana. O árbitro de vídeo revisou o lance e não enxergou necessidade de chamar o árbitro de campo para revisão.

Segundo tempo

Na volta para a segunda etapa, o cenário da partida continuou semelhante, com a seleção brasileira controlando a posse de bola e não cedendo grandes oportunidades para a seleção nigeriana buscar o empate. Aos 15 minutos da segunda etapa, a rainha Marta ainda chegou a acertar a trave da goleira Nnadozie após tentativa de cruzamento, e por pouco não se igualou a Cristiane como a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos.

O sistema defensivo brasileiro fez uma partida segura, com destaque para as atuações de Rafaelle e Antônia. A maior preocupação da partida fica pela saída de Tamires, que teve que deixar o campo ainda no primeiro tempo após sofrer uma entrada dura da meia Ucheibe. Yasmim foi a escolhida para substituir a veterana e saiu bem no decorrer da partida.

O Brasil agora se prepara para enfrentar o Japão no domingo (28), às 12h (de Brasília). Além das seleções nigeriana e japonesa, também faz parte do Grupo C a atual campeã mundial Espanha, que somou 3 pontos na estreia e encara a seleção brasileira na próxima quarta-feira (31), às 12h (de Brasília), em duelo que pode ser importante para definir a classificação e liderança do grupo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo