O Brasil estreou na ginástica artística masculina neste sábado (27), Arthur Nory e Diogo Soares deram início a fase classificatória, em busca de uma vaga para a final. As disputas aconteceram na Arena Bercy.
Diogo Soares, que participa pela segunda vez das Olimpíadas, foi o primeiro a se apresentar nas argolas, garantindo a nota de 13.033 no aparelho. No salto, o atleta competiu com Aurel Benovic, da Croácia, e Mahdi Olfati, do Irã. Com uma apresentação mais simples, porém bem executada, garantiu o terceiro lugar geral da rodada, com a nota 14:200. Na terceira rotação, o ginasta se apresentou nas barras paralelas. A execução com paradas de mão teve algumas falhas, finalizando com a nota de 13.933.
Arthur Nory fez sua estreia na disputa na barra horizontal, na 4° rotação. O atleta teve algumas dificuldades na execução, apresentando uma série mais simples, diferente do que foi visto nos ensaios. A nota final foi de 12.900.
Na 5° rotação, Diogo Soares fez sua apresentação no solo. Iniciando com duplo mortal com duas piruetas, a série teve exercícios de força bem executados, mas apresentou pequenas falhas, incluindo uma olhada no relógio e leve saída do tablado no final da sequência. A nota final do brasileiro foi de 13.100.
A 6° e última rotação teve a participação brasileira no cavalo com alças, último aparelho de Diogo Soares, que realizou uma apresentação segura com saída precisa. O atleta saiu satisfeito do aparelho e recebeu 13.600, a 10ª maior nota do cavalo com alças.
Diogo totalizou a primeira subdivisão em 6° lugar na pontuação total, com 81.999. Os 24 primeiros colocados se classificarão para a Final Geral. Ainda neste sábado haverá disputas das subdivisões 2 e 3 do masculino.