Pela 10ª rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira enfrentou o Peru, nesta terça-feira (15), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Depois da vitória sobre o Chile, o Brasil buscava outro resultado positivo para se consolidar na zona de classificação. Com uma atuação que cresceu no segundo tempo, a Seleção goleou por 4 a 0; Raphinha (2x), Andreas Pereira e Luiz Henrique marcaram.
PRIMEIRO TEMPO:
Na escalação do técnico Dorival Júnior, Bruno Guimarães, Gérson e Vanderson foram as principais novidades. Atuando com o apoio da torcida, o Brasil partiu para cima e tinha a maior posse de bola, mas não conseguia levar tanto perigo à seleção peruana. Em um lance pela esquerda, Raphinha cruzou de primeira, mas Igor Jesus não conseguiu chegar.
Pouco depois, em lance iniciado por Gérson, a bola acabou sobrando para Raphinha, que chutou forte e carimbou o travessão. O Peru teve apenas uma jogada ofensiva, quando Flores recebeu na frente e marcou, mas o lance foi anulado por impedimento.
Aos 32 minutos, depois de bola lançada ao ataque, Igor Jesus tentou passar por Zambrano, que acabou tocando com a mão na bola. Depois de quase cinco minutos, o árbitro marcou pênalti depois de revisão no VAR. Raphinha bateu com categoria no canto direito de Gallese e marcou: Brasil 1 a 0.
AInda no primeiro tempo, a Seleção Brasileira teve outra oportunidade quando Igor Jesus tocou para Raphinha, que tentou por cobertura, mas o goleiro do Peru defendeu. Assim, o primeiro tempo terminou em vantagem mínima para o Brasil.
SEGUNDO TEMPO:
Na volta para o segundo tempo, os times voltaram sem mudanças, mas o Brasil seguiu melhor. Antes mesmo do primeiro minuto, Rodrygo arriscou de longe e Gallese defendeu. Aos cinco, em rápido ataque, Savinho recebeu, tentou driblar Zambrano e foi derrubado; pênalti. Raphinha bateu com categoria e ampliou: Brasil 2 a 0.
O terceiro gol quase veio pouco antes dos dez minutos, quando Rodrygo tocou para Igor Jesus pela esquerda. O atacante arrumou para Gérson chutar, mas Gallese fez a defesa. Aos 13, em jogada pela direita, Vanderson conseguiu cruzar e Igor Jesus chutou, mas a bola pegou na defesa peruana e saiu.
O Peru respondeu em chute de Advíncula de longe, mas Éderson defendeu sem problemas. Dorival Júnior fez então duas mudanças: Luiz Henrique e Andreas Pereira nos lugares de Savinho e Rodrygo. No primeiro lance, Luiz Henrique fez a jogada pela direita e Andreas emendou um voleio pra marcar: Brasil 3 a 0.
Três minutos mais tarde, Igor Jesus ganhou jogada no meio e tocou para Luiz Henrique. O atacante foi avançando até a entrada da grande área e chutou no cantinho para ampliar: Brasil 4 a 0. Pouco depois do gol, Matheus Pereira e Endrick entraram nos lugares de Raphinha e Igor Jesus. Logo depois, André no lugar de Bruno Guimarães foi a última mudança.
Aos 38 minutos, quase veio o quinto gol, quando Matheus Pereira arriscou de fora da área e a bola passou muito perto da trave. A última chance foi em cobrança de falta de Andreas Pereira, que foi por cima do gol.
PRÓXIMOS JOGOS:
Com a vitória, o Brasil chegou aos 16 pontos, assim como o Uruguai. No primeiro critério de desempate, que é o saldo de gols, os uruguaios ficam em vantagem. A Seleção Brasileira só volta a campo no dia 14 de novembro, quando visita a Venezuela, em Maturín, às 17h (de Brasília). Na sequência, será a vez de enfrentar o Uruguai, no dia 19 de novembro, em Salvador, às 21h45 (de Brasília).