Irreconhecível, o Brasil foi batido pela Turquia por 3 sets a 0 em Bangkok na Tailândia, com parciais de 25-22, 25-16, 25-22. Sem confiança no ataque e com um sistema bloqueio-defesa ineficiente, a seleção brasileira não conseguiu se impor no jogo e se viu tendo que correr atrás do placar a todo momento. O técnico Zé Roberto fez algumas mudanças pontuais na tentativa de ajustar o time, mas o bom treinamento de Santarelli ficou evidente taticamente.
Karakurt fez a diferença tanto na pontuação como na energia do jogo. Levantando a Turquia encarando e comemorando os pontos, a oposta foi responsável por 19 pontos e foi a maior pontuadora do jogo. Pelo lado do Brasil, Maiara Basso marcou 12 vezes.
+ Brasil sofre com bloqueio do Canadá, perde no tie-break, e tenta se complicar na VNL
O JOGO
A seleção brasileira começou o jogo vendo uma Turquia muito organizada em quadra e com dificuldade no passe. Com as atacantes sem consistência na virada de bola e os buracos na defesa brasileira, o Zé Roberto precisou fazer mudanças ainda na parte inicial da partida já que estava perdendo por cinco pontos. A inversão do 5×1, entrando Rosamaria e Roberta no lugar de Macrís e Lorrayna funcionou e o Brasil conseguiu encostar. No entanto, a eficiência de Karakurt no ataque foi o necessário para Turquia abrir 1 a 0 no jogo.
A volta para o segundo set não teve mudanças no comportamento brasileiro. Ainda apáticas e com problemas táticos, a Turquia logo abriu sete pontos e administrou a vantagem durante a parcial. Poucas mudanças foram feitas do lado do Brasil. Sem um bloqueio eficiente e muitas largadas caindo, a seleção turca dava uma baile no ataque. Ao final da parcial, a Turquia tinha 31 pontos de ataque contra 20 do Brasil.
SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAM, TWITTER, FACEBOOK E YOUTUBE.
Precisando vencer o set para sobreviver no jogo, Zé Roberto fez mudanças no time e voltou para a terceira parcial com Maiara Basso de oposta e Diana no lugar da Carol. Brasil começou melhor e partida estava ponto a ponto. Com uma melhora no passe e Macrís podendo usar mais a central Thaísa no ataque, o Brasil conseguiu abrir uma vantagem de três pontos na reta final do jogo e parecia encaminhar para uma vitória no set. No entanto, mais uma vez, as atacantes encontraram problemas na virada de bola e a Turquia conseguiu virar a parcial e fechar o jogo em um erro de ataque de Priscila Daroit.
A classificação brasileira para fase final já está encaminhada mas só poderá ser confirmada no último jogo. O Brasil joga pela última vez na fase classificatória da VNL no domingo, 2, contra a Tailândia às 10h, horário de Brasília. A partida vai ser transmitida pelo Sportv 2 e comentada lance a lance pelo Esporte News Mundo.