Com Lucarelli poupado, a Seleção masculina de vôlei encerrou a segunda semana da Liga das Nações (VNL) na madrugada desse sábado (08) contra a líder da fase de classificação, Polônia. Bernardinho mexeu no time titular depois do revés para a Eslovênia e escalou um sexteto inicial com Cachopa, Alan, Flávio, Lucão, Leal, Maurício Borges e Thales como líbero.
Em jogo com muitos erros de saque, o Brasil jogou com a recepção estável e aproveitando o side-out. Nesse embalo, Cachopa distribuiu o jogo de forma homogênea e os comandados de Bernardinho tiveram tranquilidade para administrar o placar. Por sua vez, o ataque polonês ficou amarrado no bloqueio brasileiro. Assim, o Brasil venceu os dois primeiros sets de forma tranquila por 25 a 21 e 25 a 17, respectivamente, abrindo 2 a 0 no jogo.
Siga o Esporte News Mundo no X, Facebook e Instagram
+ VNL: Eslovênia dá show e interrompe sequência do Brasil na 2ª semana
No terceiro set, Nikola Grbic colocou em quadra o que tinha de melhor. Kurek, Fornal, Klos e Semeniuk foram para o jogo e ajudaram a Polônia a reagir na partida. Com mais experiência em quadra, os poloneses controlaram o número de erros e ajustaram a virada de bola. E com o Kurek sendo o desafogo, a Polônia aplicou 25 a 21 e descontou o placar: 1 a 2.
A Polônia voltou para o quarto set com a mesma formação do terceiro. Entretanto, o Brasil ajustou o sistema de saque e bloqueio e conseguiu administrar o jogo tendo uma virada de bola melhor que os adversários. Com mais volume de jogo, os comandados de Bernardinho abriram vantagem no placar, com distribuição objetiva de Cachopa e Leal sendo o destaque do jogo. Porém, o saque polonês entrou na reta final e os comandados de Grbic conseguiram encostar no marcador. Com um jogo mais equilibrado na reta final, o Brasil contou com a vantagem obtida no início da parcial para apenas contar com a virada do side-out e fechar o terceiro set em 25 a 23.
Com a vitória por 3 sets a 1 sobre a Polônia, o próximo desafio da Seleção masculina na VNL é em Manila, nas Filipinas, entre os dias 15 e 28 de junho. Recuperado fisicamente do estiramento na panturrilha, Bruninho deve reforçar o Brasil na terceira semana. Os adversários do time brasileiro serão Holanda, Estados Unidos, Canadá e França, na busca pela confirmação da vaga entre os oito classificados para a fase final.