O Brasil se garantiu em primeiro lugar do grupo ao derrotar Porto Rico por 3 sets a 0, em parciais de 25-15, 25-22 e 25-21, nessa segunda-feira (23) e se classificou direto para a semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Sabrina Machado foi a principal pontuadora da partida mais uma vez com 17 acertos e Paulo Coco aproveitou a facilidade do jogo para dar rodagem para as jogadoras reservas.
Paulo Coco iniciou o jogo contra Porto Rico com o time base que vem jogando em Santiago, com Naiane, Sabrina Machado, Larissa, Lorena, Maiara Basso, Helena e a líbero Laís. Porto Rico foi o primeiro adversário a oferecer mais dificuldade para o time brasileiro, que soube administrar a pressão e controlar o jogo.
Para saber tudo sobre o Jogos Pan-Americanos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
No primeiro set, o Brasil conseguiu abrir vantagem sobre Porto Rico se aproveitando de erros cometido em excesso pelo rival. Do seu lado da quadra, as brasileiras tiveram mais dificuldade para rodar no side-out mas o sistema defensivo deu conta do recado e com boa marcação de bloqueio conseguiram abrir vantagem sobre as caribenhas. Assim, o Brasil abriu vantagem na reta final da parcial e aplicou 25-15 no primeiro set: 1 x 0.
Já no segundo set, Porto Rico ofereceu mais dificuldade para o Brasil e foi o primeiro adversário a marcar mais de 20 pontos em um set contra o time brasileiro em Santiago. Enquanto a virada de bola porto-riquenha funcionava, o Brasil não teve o mesmo desempenho principalmente com Maiara Basso discreta na partida. Por sua vez, Sabrina Machado seguiu sendo o desafogo de Naiane no ataque e assim as comandadas de Paulo Coco conseguiram manter a vantagem a frente do marcador. Na reta final do set, o treinador brasileiro promoveu a entrada de Aline Segato no fundo de quadra no lugar de Helena. A ponteira de 17 anos do Barueri teve um passagem crucial pelo serviço no final da parcial e o time brasileiro conseguiu construir uma gordura para fechar o jogo em 25-22: 2 x 0.
+ Brasil derrota duplas colombianas no vôlei de praia masculino e feminino
No terceiro set, Porto Rico ofereceu resistência mais uma vez mas o Brasil conseguiu ter o controle do jogo. As porto-riquenhas conseguiram quebrar a recepção brasileira e assim a virada de bola não funcionou tão bem. Maiara Basso seguiu discreta na partida e Sabrina deixou a quadra na reta final da parcial para descansar e dar rodagem para Tainara. Sem o principal desafogo em quadra, Naiane precisou trabalhar mais com as centrais e o Brasil contou com a marcação de bloqueio para levar vantagem sobre o rival. Nesse embalo, o Brasil fez 25 x 21, garantiu a vitória por 3 sets a 0 e se classificou direto para a semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.