O Brasil terá uma equipe na Globe 40, uma das mais desafiadoras regatas em duplas do mundo.
Liderado pelos velejadores José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, o veleiro Barco Brasil está confirmado para a temporada 2025/26, com início previsto para setembro do próximo ano.
A Globe 40 é disputada com barcos da Classe 40, monocascos reconhecidos em regatas oceânicas. A primeira edição, concluída em 2023, percorreu 54.000 milhas náuticas e incluiu uma parada no Brasil.
Esta será a segunda participação oficial do Brasil em uma volta ao mundo, relembrando a pioneira campanha do Brasil 1 na Volvo Ocean Race, liderada por Torben Grael há 19 anos.
“O projeto será 100% brasileiro. Vamos treinar no país e participar de competições como a Refeno – Recife Noronha, Semana de Vela de Ilhabela e os principais circuitos de vela do Brasil e do mundo”, afirmou José Guilherme Caldas.
“Acompanhei a primeira edição da Globe 40 e é uma regata perfeita para mim. Já atravessei o Atlântico 21 vezes e velejei pelo Pacífico, mas o sonho de dar a Volta ao Mundo está prestes a se realizar. Com 65 anos, será um bom encerramento para minha carreira como velejador transoceânico em duplas”, completou Caldas.
O barco Class40 n°151 está em La Coruña, na Espanha, no estaleiro de Roberto Bermudez, conhecido como Chunny Bermudez. O atleta olímpico espanhol fez parte do projeto Brasil 1 ao lado de Torben Grael.
As bases do projeto Barco Brasil serão em Ilhabela (SP), Salvador (BA) e La Coruña. A dupla participará de diversos eventos nos próximos anos para promover o projeto na comunidade náutica, começando com a Regata Ubatuba-Ilhabela, uma travessia de pouco mais de 20 milhas no litoral paulista, no dia 31 de maio.
Para a Globe 40, a dupla usará o veleiro Barco Brasil – Tutatis de Luiz Bolina, personalizado com a marca e as cores do projeto.
José Guilherme Caldas tem vasta experiência em regatas longas. Com seu barco Mussulo 40, ele competiu na regata Cape 2 Rio, de Cidade do Cabo ao Rio de Janeiro, em 2017 e 2020, vencendo a última em dupla. Seu currículo inclui a Transat Jacques Vabre, Atlantic Cup, RORC 600 e Sables – Horta – Sables.
Luiz Bolina, seu parceiro, também possui experiência em viagens oceânicas, inclusive em solitário, e é profissional na área de charter. Bolina também pratica e dá aulas de Wingfoil em Ilhabela (SP).
A identidade visual do projeto Barco Brasil foi criada pela agência On Board Sports, que será responsável por toda a comunicação e marketing da campanha. A marca incorpora elementos da cultura náutica e as cores da bandeira nacional, representando a tradição vitoriosa do Brasil na vela e as belezas naturais do país.
“A intenção é promover o Brasil nas paradas da Globe 40. Usamos referências históricas da vela nacional, como o Brasil 1 de Torben Grael, que elevou o nível da nossa vela oceânica. A vela é uma modalidade que sempre nos rende pódios em Olimpíadas e tem crescido no offshore com nossos ídolos ganhando regatas internacionais”.
”Nos inspiramos no conceito de Ayrton Senna antes de chegar à Fórmula 1, promovendo marcas e produtos brasileiros ao redor do mundo”, disse Flávio Perez, coordenador do Barco Brasil.
Flávio Perez é um profissional de mídia e marketing esportivo com experiência na The Ocean Race, Transat Jacques Vabre, Rio 2016, Semana de Vela de Ilhabela e Tour de France.