A competição ocorreu entre os dias 12 e 19 de outubro e teve grandes momentos culturais, educativos e simbólicos.
A copa “Vozes da Amazônia” encerrou no último sábado (19) e trouxe grandes impactos tanto culturais e sociais quanto econômicos, seja para a sociedade quanto para o Estado. O evento, que ocorreu em São Luís do Maranhão tinha como objetivos realizar uma conscientização sobre o papel e a importância da preservação da Amazônia e a valorização dos povos indígenas e quilombolas, teve bastante relevância pelas ações que foram feitas e sobre a visibilidade que teve.
“Vozes da Amazônia” tem como elaboradores a organização World Legend e IBRA (Índice Brasil Amplo) e teve como patrocinadores as empresas e instituições Embratur, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal. Além disso, este é um evento que possui a participação de diversas figuras do esporte, sejam nacionais e internacionais, que além de trazerem atenção e interesse pela causa, também trazem bastante evidência para o mundo do esporte e também motivam outras pessoas a participarem de uma atividade física.
Durante a divulgação e realização do evento, tiveram diversos momentos, dos quais ocorreram atividades culturais, educativas e emblemáticas que foram marcantes para reafirmação e conscientização dos princípios da “celebração”. Neles, situações, como a visita dos jogadores nas escolas locais, participação de plantios simbólicos de árvores nativas e a construção do painel “Grito dos Povos”, que reuniu figuras significativas da liderança dos povos indígenas, tiveram bastante impacto.
Tendo isso em vista, outro ponto que ajudou na criação e divulgação do evento foi as ações do empresário Rafael Simões, que juntou um grupo jovens de Itapetininga com diferentes habilidades para produzirem a propagação e comunicação da festividade, na área do audiovisual. O empresário já possui um bom histórico em relação às ações locais e aos seus investimentos para o desenvolvimento e crescimento da cidade.
Por fim, no quesito disputa, as seleções dos países se saíram muito bem nos resultados, principalmente, o Brasil e a Argentina, visto que o time brasileiro conseguiu se consagrar campeão da Copa Vozes da Amazônia e a Argentina conseguiu vencer duas equipes muito fortes no futebol que foram o Uruguai e a Angola. O brasil contou com grandes nomes que o ajudaram na conquista desse título que foram os jogadores Sidão, Maicon, Anderson Polga, André Santos, Renato, Somália, Kleber Pereira, Geovane, Maurinho, Gabriel e Leandro que fizeram um bom jogo e não deram chances para os adversários.