A Seleção Brasileira pode sonhar com o oitavo título da Copa América feminina de futebol. Nesta terça-feira, o Brasil venceu o Paraguai por 2 a 0, em Bucaramanga, pela semifinal da disputa e avançou à decisão. Os gols foram marcados por Ary Borges e Bia Zaneratto ainda no primeiro tempo. Com isso, a Seleção comandada por Pia Sundhage enfrenta a Colômbia na grande final. Mas, além de garantir a vaga para final da competição, a Amarelinha também está automaticamente classificada à Copa de 2023 e às Olimpíadas de 2024.
PARA ENCAMINHAR
O início da etapa inicial começou com tudo com chances para os dois lados. Debinha para o Brasil e logo depois Verónica Riveros em cabeçada que a defesa brasileira tirou em cima da linha. Na sequência, a artilheira Adriana teve boa oportunidade, mas Bobadilla. Contudo, aos 15 minutos, a goleira paraguaia não defendeu o chute de Ary Borges, que finalizou no canto esquerdo para abrir o placar. E não demorou muito para ampliar. Em disputa na intermediária, a bola sobrou nos pés de Bia Zaneratto para empurrar para o fundo da rede em dia especial, pois completou 100 jogos com a camisa da amarelinha. As paraguaias tiveram uma chance que levou perigo, mas sem sucesso. A vaga para a final terminou encaminhada logo nos 45 minutos iniciais.
+ LANCE A LANCE – Brasil 2 x 0 Paraguai
SUPERIOR E CONTROLE
Na volta para a segunda etapa, a Seleção Brasileira manteve o mesmo estilo de jogo, com posse de bola e futebol ofensivo. As paraguaias apostavam nos contra-ataques e nos vacilos das brasileiras, mas o foco das meninas era alto, o que dificultava. No ataque, por sua vez, variadas chances de gols, mas faltou caprichar mais no passe final para ampliar ainda mais o placar. Bia Zaneratto, Kerolin, Rafaelle, Tamires e Duda Sampaio tiveram oportunidades, mas pararam na defesa ou na goleira Bobadilla. Este panorama se manteve até o fim da partida com Adriana colocando uma bola no travessão. Deste modo, a técnica Pia garantiu a Seleção na grande decisão e com grande ânimo.
QUANDO SERÁ A FINAL?
Com o resultado, o Brasil encara a Colômbia na grande decisão da Copa América feminina, no sábado, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Afonso López. Vale lembrar que a Seleção Brasileira é a atual campeã e maior vencedora da competição, com sete taças levantadas (1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014 e 2018). As colombianas não ganharam nenhum título da disputa, mas ficaram na terceira posição em 2003.