Dois brasileiros foram premiados no 86º Congresso da AIPS Internacional, que está sendo realizado em Santa Susana, cidade a 50 km de Barcelona. Alison Mayer e Gustavo Rotstein, ambos da TV Globo, ganharam premiações nas categorias de vídeo documentário e recurso de video curto.
Os dois brasileiros também foram homenageados pelo presidente da ABRACE – Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos -, Artur Eugênio Mathias, único brasileiro representante da entidade no encontro, por conta das premiações recebidas a nível internacional.
Artur Eugênio, relembrou a importância da AIPS América também fazer valer sua representatividade em nosso continente e ser reconhecida para regulamentar os credenciamentos nas praças esportivas por aqui.
– É importante demais sermos representados com premiações. Felizmente em um nível internacional, mas infelizmente precisamos dessa mesma representatividade por aqui. A AIPS América precisa existir, nos representar e ser a reguladora dos credenciamentos em nosso continente. Temos que valorizar o cronista esportivo antes, fazer valer por aqui a mesma representatividade da AIPS Internacional – afirmou o jornalista e advogado.
Além de Alison e Gustavo, a AIPS Internacional homenageou outros 33 vencedores no palco: 24 das oito principais categorias seniores, 3 jovens repórteres, 5 repórteres de investigação e um premiado pela brilhante carreira no jornalismo. A premiação recebeu 1.887 indicações de 140 países, um recorde em termos de participação.
– Uma indicação clara da importância, prestígio e relevância destes prémios, que não só fomentam o privilégio de competir entre os melhores do mundo, mas também que irá inspirar milhares de jornalistas em todo o mundo em tempos difíceis – destacou o presidente da AIPS, Gianni Merlo.