O L’Étape Rio by Tour de France realizou o tradicional briefing técnico na última segunda-feira (24), transmitido através de seu canal oficial nas redes sociais, para cerca de 2.200 ciclistas amadores.
As largadas acontecerão no próximo domingo (30), às 6h, na Marina da Glória, um famoso ponto turístico do Rio de Janeiro (RJ).
Os participantes estarão divididos em várias categorias e competirão nos percursos de 59 km (curto) ou 102 km (longo).
O briefing teve como objetivo esclarecer dúvidas dos ciclistas, incluindo detalhes e dicas do percurso, pontos de retorno, segurança durante a prova, e instruções para chegada e largada na Marina da Glória. Também foram compartilhadas informações sobre o Village, o ponto de encontro para ciclistas, torcedores, imprensa e patrocinadores, que também será na sede da prova.
O vídeo do briefing foi bastante aguardado pelos participantes e pelo público. A apresentação ficou a cargo de Leandro Pricoli, com comentários de Fernando Cheles, diretor técnico e de operações, e Wagner Romão, atleta e educador físico.
“O novo percurso no RJ inclui a subida da Vista Chinesa, passando pela Mesa do Imperador. É uma das subidas mais icônicas da cidade, não só por ser um ponto turístico, mas também pela qualidade da estrada dentro de um parque nacional na cidade do Rio de Janeiro. Agora, o percurso está ainda mais dinâmico. Todos os atletas sobem e descem pelo outro lado da montanha, chegando à Praia de São Conrado. Essa dinâmica melhorou ainda mais a prova, atraindo mais ciclistas,” analisou Fernando Cheles, do L’Étape Brasil by Tour de France.
As ruas estarão completamente fechadas para o L’Étape Rio by Tour de France, repetindo alguns trechos do ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como o Aterro do Flamengo, Vista Chinesa e as praias de Copacabana e Ipanema.
O percurso do L’Étape Rio de Janeiro oferece um visual deslumbrante. Tanto o percurso curto quanto o longo terão chegada na Marina da Glória. O evento contará com a participação de ciclistas anônimos e famosos, como o ex-jogador de vôlei Nalbert e o jornalista da ESPN Brasil, Bruno Vicari. O percurso de 102 km possui 980 metros de altimetria acumulada, enquanto o percurso de 59 km acumula 720 metros.