O kitesurfista brasileiro Bruno Lobo disputou as semifinais da Fórmula Kite nas Olímpiadas de Paris 2024 nesta quinta-feira (8) e não conseguiu se classificar para as finais da categoria. Ele precisava vencer as duas regatas do dia para ir à medal race, o que quase conseguiu. Mas com requintes de crueldade, ele foi eliminado.
Bruno precisava tirar a desvantagem adquirida pela soma dos pontos gerais da fase classificatória. Ele havia ficado em sétimo naquela etapa e, por isso, precisava vencer as duas corridas da primeira semifinal da classe para ir à final. No entanto, ele conseguiu apenas o terceiro lugar na soma das duas regatas disputadas no dia.
Na primeira regata, o maranhense de 31 anos largou bem. Ele dominou praticamente toda a prova e venceu após 5 minutos e 40 segundos. Foi seguido, respectivamente, pelo italiano Riccardo Pianosi, pelo francês Axel Mazella e pelo chinês Qibin Huang.
Ele, que é sétimo do ranking mundial da classe, foi para a segunda e última regata da semifinal com a necessidade de vencer. Ele e o italiano Riccardo Pianosi tiveram uma disputa acirrada. Encabeçaram a regata metro a metro, com o italiano sempre na frente, mas com Bruno imediatamente atrás, incomodando. No terço final da corrida, Bruno tentava com muita velocidade diminuir a distância para a liderança e, próximo da reta de chegada, a prancha do brasileiro colidiu com a água, fazendo com que ele perdesse o controle e visse Riccardo vencer a prova. Quando tentou se recuperar, ainda foi ultrapassado pelo francês Axel Mazella. Assim, Bruno finalizou a prova em terceiro e também ficou em terceiro no espectro geral da semifinal, assim, se despedindo das Olimpíadas.
Com a classificação do italiano Riccardo Pianosi, ele se juntou ao austríaco Valentin Bontus, que venceu a outra semifinal e ao singapurense Maximiliam Maeder e ao esloveno Toni Vodisek, que se classificaram ainda na primeira fase da competição. A primeira regata, de um total de seis, da medal race foi disputada ainda nesta quinta-feira, com vitória de Valentin Bontus após 5 minutos e 57 segundos. A sequência da final, no entanto, foi atrapalhada pelo volume de água gerado pelos barcos e que impedia os atletas de continuar. Com o tempo limite para o início da prova esgotado, as outras cinco regatas da medal race foram realocadas para a sexta-feira (9).