Tentando mudar os ares após duas derrotas consecutivas, o Vaso viaja a Goiânia para enfrentar o Atlético Goianiense, nesta quarta-feira (31), às 21h30 pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Gigante da Colina, que vive bom momento sob o comando do treinador Rafael Paiva, passa por uma fase de instabilidade, tendo perdido os dois últimos jogos, para Atlético Mineiro e Grêmio. Do outro lado, o Atlético Goianiense, que se encontra na rabeira da tabela do Campeonato Brasileiro, vem de quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos, e vai em busca da vitória dentro de casa para conseguir um bom resultado para o jogo de volta no São Januário.
Antes da sequência de derrotas, a última vitória do Vasco foi justamente contra o Dragão, também no estádio Antonio Accioly. Na oportunidade, David marcou para o Cruzmaltino, que venceu por 1 a 0. Mesmo com a vitória, o jogo não foi nada fácil. Após primeiro tempo com domínio vascaíno, o Vasco marcou no início do segundo tempo e diminuiu o ritmo, permitindo que os mandantes crescessem no jogo, com o Atlético pressionando o Vasco antes do apito final. A partida terminou com 19 finalizações para o Atlético contra 17 finalizações para a equipe vascaína. O Dragão ainda obrigou o goleiro Léo Jardim a fazer sete defesas, com pelo menos 3 delas com alto nível de dificuldade.
Em toda a história, Vasco e Atlético Goianiense se enfrentaram em 19 oportunidades, com 10 vitórias para o Cruzmaltino, 5 empates e 4 triunfos para o Atlético Goianiense. Os dois times nunca se enfrentaram pela Copa do Brasil, somente pelo Campeonato Brasileiro série A e B.
A última vez que o Vasco passou das oitavas de final da Copa do Brasil foi em 2015, quando derrotou o rival Flamengo nas oitavas da competição. Na ocasião, o Vasco venceu o primeiro jogo por 1 a 0, com gol de Jorge Henrique, e empatou o segundo em 1 a 1, com gol de Rafael Silva para o Cruzmaltino e um gol contra de Madson em favor do rubro-negro. Após passar pelo maior rival, o Gigante da Colina pegou o São Paulo e acabou eliminado.
Com Coutinho novamente como titular e a volta de Adson, que havia sido poupado na partida diante do Grêmio, o técnico Rafael Paiva deve ir a campo com: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Piton; Hugo Moura e Matheus Carvalho; Adson, Coutinho e David; Vegetti.