Copa do Mundo - Qatar 2022

Cafu ressalta luta contra o racismo no cotidiano: ‘Não podemos esperar a Fifa resolver’

Foto: Gabriel Rodrigues/ENM

Durante o Tour da Taça da Copa do Mundo, em evento realizado pela Fifa em parceria com um patrocinador, o pentacampeão Cafu falou sobre a questão do racismo no futebol. Ao mesmo tempo em que ressaltou a importância de luta contra o preconceito, o ex-jogador minimizou o papel da Fifa e do esporte no combate ao racismo.

+ Com presença de Cafu, taça da Copa do Mundo ‘visita’ o Maracanã

– O fato do racismo é um fato de educação. Não podemos esperar a Fifa resolver o problema do racismo no mundo. Somos nós, o ser humano. Nós temos que tomar essa atitude. Não podemos esperar um jogo de futebol, uma competição ou alguém para combater algo que nós devemos combater. Racismo não é só no futebol. É no cotidiano, no dia a dia. Na rua estão sofrendo com racismo. Nao podemos transferir isso pra Fifa, para os órgãos competentes. Temos que combater isso lá atrás. Não temos que deixar só os jogadores e atletas combater. Diariamente você vai combatendo. Nós temos que acordar pela manhã e falar que o racismo é uma questão de educação. Vamos começar a educar as crianças para que possam crescer num mundo de paz. Onde todos tem direito de igualdade – afirmou Cafu em evento no Maracanã, antes de completar:

– Se a Fifa fizer uma manifestação, se os atletas fizeram algo, ótimo, mas a Copa vai passar, vai durar 30 dias, mas o racismo vai continuar. Não podemos esperar essa competição para combater o racismo. Vamos começar agora. Quem dera nós vivemos num mundo que não tivesse desigualdade.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

Questionado sobre a possibilidade da Copa servir para “unir o país” depois das eleições, Cafu preferiu focar na administração do país.

– Que seja a pessoa que possa levar o nosso país a crescer, independente de partido, de presidente, a pessoa que vai nos representar é o nosso maior representante, é o nosso presidente. E torço para que o presidente da República seja um bom administrador e administre da maneira que precisamos, com transparência – disse o ex-jogador.

Nesta sexta-feira, o pentacampeão participou do Tour da Taça da Copa do Mundo como embaixador da Fifa. A Taça está percorrendo os 32 países classificados para a Copa do Mundo do Catar, que começa no dia 20 de novembro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo