Manipulação de resultados é um assunto bastante delicado e muito falado atualmente no futebol brasileiro. Por causa disso, a Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma CPI para analisar esse tipo de caso no país. O requerimento para a criação partiu do deputado Felipe Carreras (PSB/PE).
Em sessão conjunta do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (26), foi realizada a leitura do termo de criação da comissão. E a partir de agora, a comissão espera que lideranças partiárias indiquem membros para compor a comissão. Serão cerca de 34 membros. Os trabalhos devem começar semana que vem.
As CPIs são criadas para analisar as manipulações, e como elas têm poderes de investigação semelhantes às das autoridades judiciais, podem convocar autoridades para audiências, requisitar documentos e quebrar sigilos.
Os casos mais recentes de manipulações de resultados são do Campeonato Brasileiro de 2022 e alguns Estaduais. O MP de Goiás analisa algumas partidas ao ver aliciamento de jogadores em alguns jogos e iniciou a Operação Penalidade Máxima.