Considerada um ativo importante para o Atlético-MG, a categoria de base do clube encerra o ano de 2022 com campanhas razoáveis e um título nas principais competições da base, além de dois nomes que podem render bons frutos para o time alvinegro nos próximos anos.
Um deles é o meia Rubens, de 21 anos. Com bons desempenhos na base, o jogador teve suas primeiras oportunidades no profissional em 2021, mas foi somente nesta temporada que o jogador se consolidou no time profissional após chamar a atenção do técnico Turco Mohamed, que apostou no atleta.
Durante a temporada, Rubens atuou como meio-campista, atacante pelos lados do campo e, em várias vezes, como lateral-esquerdo, nas ausências de Guilherme Arana e Dodô.
Outra promessa que surgiu na equipe principal do Galo foi o meia-atacante Yan Phillipe, de 18 anos. O jogador foi relacionado pelo técnico Cuca em quatro jogos do Campeonato Brasileiro, mas só entrou em campo nos minutos finais da partida contra o Botafogo. Yan Phillipe teve seu contrato renovado em abril deste ano. O novo vínculo vai até dezembro de 2025.
Campeão Mineiro Sub-15
Quando o assunto é título, a categoria de base do atleticana fecha a temporada apenas com a conquista do Campeonato Mineiro Sub-15, entre as principais competições.
O Galinho levantou o caneco após bater o Cruzeiro por 3 a 0 no segundo confronto da final. Na primeira partida, empataram em 0 a 0. A equipe terminou a competição com apenas uma derrota em 20 jogos. O atacante Iury Santos foi o artilheiro com 12 gols.
+ LEIA AS NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-MG
Desempenho nas principais competições
Já nas outras competições, o Atlético teve participações discretas. O Galinho foi derrotado para o Cruzeiro nas finais das categorias sub-14 e sub-17 do Estadual. No sub-20, saiu na semifinal para o América e ficou fora da decisão pelo segundo ano consecutivo.
Em nível nacional, sua melhor performance foi no Campeonato Brasileiro Sub-17, quando avançou até as quartas de final. Porém, foi eliminado pelo Palmeiras. No Brasileirão Sub-20, o Atlético caiu na primeira fase.
Na Copa do Brasil Sub-17, o time mineiro se despediu da competição após perder para o Palmeiras na terceira fase. Como o Atlético não conseguiu uma vaga na Copa do Brasil Sub-20 via Campeonato Mineiro da categoria, não disputou a edição deste ano. Na Taça São Paulo de Futebol Júnior, foi eliminado na segunda fase após perder para o Mirassol por 3 a 1.