Futebol Amazonense

Campeonato Amazonense 2023 já tem data para começar

Amazonense
Foto: Antônio Assis

A 107º edição do Campeonato Amazonense já tem data para iniciar em 2023. Com a volta da disputa normal, vai contar com 10 clubes. O Barezão 2023 terá início dia 28 de janeiro com o término marcado para o dia 16 de abril. A fórmula de disputa será a mesma usada este ano.

Com o novato Parintins e o tradicional Rio Negro, clubes que subiram de divisão em 2022, eles se juntam aos outros oito clubes: Princesa, Nacional-AM, Manaus, Fast, Amazonas, Manauara, Iranduba e Operário-AM.

O atual campeão é o Manaus FC, bi-campeão na verdade. E vai defender o tri ano que vem, mas terá adversários a altura, que querem conquistar a taça, como Amazonas, que garantiu o acesso a Série C de 2023. Além do Nacional, Rio Negro e Manauara, que podem surpreender.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

FÓRMULA DE DISPUTA

Primeira fase: turno único em pontos corridos, com todas as equipes jogando entre si por nove rodadas. Os cinco  primeiros colocados da Série A 2022 na classificação geral farão cinco jogos como mandante. Os oito primeiros se classificam para a segunda fase, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série B;

Segunda fase: quartas de final, com jogos de ida e volta. O primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto e o quarto enfrenta o quinto. O melhor classificado (na primeira fase) terá a vantagem do  mando de campo no segundo jogo e jogará por dois resultados iguais.

Terceira fase: semifinal, com jogos de ida e volta. Valem os mesmos critérios da fase anterior.

Quarta fase: final, com jogos de ida e volta. Valem os mesmos critérios da fase anterior.  Final jogo da volta previsão para o dia 16/04.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo