Nesta segunda-feira (31), o Fluminense foi até o Castelão enfrentar o desesperado Ceará em partida que abriu a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. De um lado, o Tricolor a uma vitória da Libertadores, do outro o Vozão na zona do rebaixamento e precisando da vitória a todo custo.
Nos primeiros minutos, o Ceará veio para cima e tentou assustar a equipe carioca. Mas com o passar do tempo, assim como ocorreu com o Avaí, o Fluminense tomou o controle da posse de bola e também do jogo. O Ceará conseguiu se segurar no momento mais crítico da partida e levou o 0 a 0 para o intervalo.
Já no segundo tempo, um lance desequilibrou a partida. O atacante Cléber teve uma chance clara de abrir o placar, se atrapalhou e fez falta no lance seguinte, que acarretou em sua expulsão aos 12 minutos da etapa complementar. O Flu não tinha nada com isso e contou – mais uma vez – com a ajuda de seu artilheiro, Germán Cano, para marcar o gol da vitória em Fortaleza.
O gol não só levou o Tricolor carioca à Libertadores, como representou a quebra de alguns recordes do atacante argentino pelo Fluminense, são eles:
- Maior artilheiro do Fluminense em uma temporada no século.
- Maior artilheiro estrangeiro do Fluminense em uma única temporada.
- Maior artilheiro estrangeiro do Brasileirão em uma única edição.
+Atuações ENM: Cléber é expulso e compromete Ceará em derrota para o Fluminense.
No fim da partida, o artilheiro Germán Cano deu entrevista, destacou o momento histórico pelo Tricolor e agradeceu a todos os companheiros pela ajuda em campo.
– Para mim é um momento feliz aqui, fazendo história com o Fluminense. Quero agradecer a todos os companheiros pelo presente e pela ajuda em campo.
Com a vitória, o Fluminense chegou aos 61 pontos e mantém o 4º lugar na tabela. A equipe carioca garante a vaga na Libertadores, porém ainda precisa de alguns pontos para se confirmar na fase de grupos da competição. Já o Ceará é o 17º colocado, na zona de rebaixamento, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético-GO.