Futebol Internacional

Cartão azul deverá começar a ser testado no futebol; veja como funciona

Árbitros terão outra opção de punição aos atletas (Foto: JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images)

Ideia é de uma punição com menor gravidade do que o cartão vermelho.

Foto: JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images

A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pelas regras do futebol, vai começar a testar a implementação do “cartão azul” dentro do esporte. A ideia principal é coibir as “faltas táticas” e também uma maneira de diminuir a constante reclamação dos atletas com relação à arbitragem durante o jogo. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (08), pelo jornal “The Telegraph”.

                 

Desta maneira, o atleta que foi punido com o cartão azul ficará fora de campo por dez minutos, podendo retornar ao gramado após este período. Caso o mesmo jogador receba duas vezes o cartão azul durante a partida, ele será automaticamente expulso, assim como já acontece para a aplicação de dois cartões amarelos no mesmo jogo.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook

A IFAB destacou ainda que será expulso o jogador que receber um cartão amarelo e um cartão azul durante o mesmo jogo, resultando assim na aplicação do cartão vermelho. Os primeiros testes deverão ser aplicados nas próximas edições da Copa da Inglaterra, tanto na categoria masculina quanto na feminina. O objetivo é observar a aceitação de jogadores, torcedores e até mesmo de árbitros durante este período.

Uma outra questão que foi abordada pela IFAB e poderá ser aplicada no futebol é a comunicação entre jogadores e árbitros durante o jogo. A nova ideia é de que apenas os capitães de cada equipe estejam autorizados a uma cobrança com relação a interpretações da arbitragem dentro de campo. Alguns esportes, como o rugby, já utilizam deste mecanismo.

Com as duas ideias em fase de teste, a IFAB vai regulamentar, junto a FIFA, a possibilidade de que ambas passem a fazer parte das regras gerais do futebol. Não está descartada que a utilização do cartão azul, por exemplo, já possa ser aplicada na Copa do Mundo de 2026, que terá sede dividida entre Estados Unidos, Canadá e México. No entanto, será necessário que isso seja aprovado durante o período de testagem.

Os cartões amarelos e vermelhos foram introduzidos no futebol durante a Copa do Mundo de 1970, no México. A competição consagrou o terceiro título Mundial da Seleção Brasileira.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo