Dez jogos da NBA movimentaram a noite desta quarta (14). A rodada foi marcada pela derrota dos Hornets para os Pistons na volta de Lamelo Ball, a lesão de Stephen Curry na derrota para os Pacers e grande atuação de Jokic no triunfo sobre os Wizards. Magic, Knicks, Kings, Heat, Trail Blazers, Cavaliers e Clippers fecharam a noite com vitórias.
CLEVELAND CAVALIERS 105 X 90 DALLAS MAVERICKS
O duelo entre Cavaliers e Mavericks foi marcado pelo encontro dos melhores backcourts da liga. Donovan Mitchell e Darius Garland lideram a temporada com média de 50.3 pontos, seguidos de Luka Doncic e Spencer Dinwiddie que somam 49.9 pontos.
O jogo começou com um domínio total dos Cavaliers, que tiveram uma corrida de 11-2 antes de pedido de timeout de Jason Kidd. Dallas estava errando muitos arremessos fáceis e vendo Cleveland aumentar a liderança pontuando dentro do garrafão. Quando Christian Wood entrou no jogo, os Mavericks tiveram uma melhora e a defesa se estabeleceu. Os Mavs começaram com um arremesso convertido em nove tentados, mas com o ataque se encontrando, converteram seis arremessos em 13 tentativas, diminuindo a vantagem dos Cavs para 26 a 19.
No segundo quarto, os Mavericks mantiveram a sua crescente ofensiva e defensiva. A defesa impediu as bolas no garrafão dos Cavaliers e as bolas de três de Dallas começaram a cair. Com Luka no banco, os coadjuvantes mantiveram o bom momento no jogo enquanto os Cavs continuavam errando com dificuldade em finalizar suas jogadas. Foi então que Mitchell chamou a responsabilidade e converteu uma bola de três e um arremesso de média distância para acordar Cleveland. Doncic teve um péssimo período, errando muitos arremessos fáceis e tomando decisões ruins. Os Cavs tiveram uma corrida de 17-0 com liderança de Spida Mitchell e pontos no garrafão, fechando o primeiro tempo em 60 a 41.
Os Mavericks voltaram bem melhor para o terceiro quarto com a defesa se impondo e fechando novamente o garrafão dos Cavaliers. Doncic entrou na partida e teve uma corrida de 12-2 e deixando os Cavs sem resposta. A sequência de 12 pontos de Luka foi interrompida por Christian Wood, que também se destacou na recuperação dos Mavericks. Spida não teve um bom período, e a falta de volume do ala-armador congelou os Cavaliers que perderam o período por 27 a 23.
O último período continuou com a liderança de Doncic e Dallas punindo Cleveland com rebotes ofensivos e pontos de segunda chance. Uma bola de três de Donovan Mitchell interrompeu uma corrida de 9-2 dos Mavericks e deu novo ar para os Cavaliers. Se por um lado o individual de Luka aparecia, o coletivo dos Cavs foi o responsável por fechar a partida. O jogo coletivo criou espaços para todos os jogadores pontuarem dentro do garrafão, sempre com passes extras encontrando o melhor arremesso. Lamar Stevens teve ótimo final de jogo pontuando, Evan Mobley passando e Jarrett Allen pegando rebotes. Cleveland matou o jogo com uma corrida de 10-2 que deu entrada para o “garbage time” nos dois minutos finais. Com seis jogadores pontuando mais de 10 pontos, os Cavs venceram por 105 a 90.
Destaques do jogo
Cavaliers – Donovan Mitchell: 34 pontos, 6/9 bolas de três; Lamar Stevens: 20 pontos, 10 rebotes
Mavericks – Luka Doncic: 30 pontos, 6 assistências; Christian Wood: 20 pontos, 6 rebotes
OUTROS RESULTADOS
Golden State Warriors 119 x 125 Indiana Pacers
Detroit Pistons 141 x 134 Charlotte Hornets
Atlanta Hawks 124 x 135 Orlando Magic
New York Knicks 128 x 120 Chicago Bulls
Sacramento Kings 124 x 123 Toronto Raptors
Miami Heat 110 x 108 Oklahoma City Thunder
Portland Trail Blazers 128 x 112 San Antonio Spurs
Washington Wizards 128 x 141 Denver Nuggets
Minnesota Timberwolves 88 x 99 Los Angeles Clippers