Seleção Brasileira
CBF lista jovens atletas com potencial para jogarem pela Seleção nas próximas Copas; confira quem são
— Continua depois da publicidade —
Uma lista do Centro de Pesquisa e Análise da Seleção Brasileira mapeou nomes com potencial para servirem à Seleção nos ciclos das próximas duas Copa do Mundo, depois do Mundial do Qatar neste ano. 18 desses jogadores foram revelados em pela Entidade. Na lista, a CBF apontou exemplos de atletas que atuam no Brasil e alguns nomes que estão na Europa, todos com menos de 21 anos. E o coordenador das seleções de base da CBF, o ex-jogador e campeão mundial, Branco, falou sobre o assunto.
+ Vitor Roque titular? Felipão explica situação: ‘ele é uma incógnita’
Em entrevista à Folha de S. Paulo, o dirigente da CBF falou sobre os nomes mapeados, explicou o motivo da Seleção ter o contato com os jovens atletas e revela que existe muita expectativa que nos próximos 10 anos o Brasil conquiste novamente o prêmio de melhor jogador do mundo.
– A gente tem um planejamento para a geração 2030. O objetivo é formar bem e com espírito vitorioso. As gerações que vêm aí do futebol brasileiro são espetaculares. O dia a dia me dá confiança (de que o país terá de novo um melhor do mundo). Os treinos que a gente faz na Granja Comary e a qualidade individual de cada atleta dão essa certeza.
Para saber tudo sobre o Futebol Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e no Facebook.
Branco explicou que a lista completa tem quase 10 mil jogadores analisados pela CBF. Para formar o banco de dados, o dirigente revelou que foram mais de duas mil partidas acompanhadas por observadores da CBF entre janeiro de 2021 e julho de 2022. Para definir os 18 nomes, a CBF classificou os principais jogadores nascidos em cada ano em um top-5. Esses atletas representam 0,3% do total da lista, existem outros que são classificados como “selecionáveis”, “em monitoramento” ou “em observação”. Entre os nomes, estão atletas como Rodrygo (Real Madrid-ESP), Vitor Roque (Athletico), Marcos Leonardo (Santos) e Endrick (Palmeiras).
Confira a alguns dos principais atletas apontados pela CBF:
Rodrygo (atacante, Real Madrid-ESP)
Gabriel Martinelli (atacante, Arsenal-ING)
Yuri Alberto (atacante, Corinthians)
Kaio Jorge (atacante, Juventus-ITA)
Reinier (meia, Real Madrid)
Lázaro (meia, Flamengo)
Marcos Leonardo (atacante, Santos)
Matheus Martins (atacante, Fluminense)
Patryck (lateral esquerdo, São Paulo)
Vinicius Tobias (lateral direito, Real Madrid)
Andrey (meia, Vasco)
Angelo (atacante, Santos)
Vitor Roque (atacante, Athletico)
Nathan Ribeiro (atacante, Grêmio)
Matheus Gonçalves (meia, Flamengo)
Endrick (atacante, Palmeiras)
Pedrinho (meia, Corinthians)
Luis Guilherme (meia, Palmeiras)
Foi em 2007 a última vez que um jogador brasileiro venceu o prêmio de melhor do mundo. Atletas já consolidados no cenário mundial como Neymar (30 anos) e Vini Jr (22 anos), por exemplo, não estão no levantamento. As apostas da CBF são para os ciclos das Copas do Mundo de 2026 e 2030. Branco termina falando que essa medida é fundamental, pois o Brasil é um celeiro de craque e a CBF precisa estar sempre próximo dos seus principais destaques.
– Começamos a abrir o campo de observação. A gente precisa ter controle geral do mercado porque trabalhamos em todas as seleções. Precisamos ter uma linha de trabalho boa porque o Brasil é um celeiro. A base sempre foi a saída para o futebol brasileiro.
ERRATA: Diferente do informado inicialmente, a lista não diz respeito a jogadores com “potencial para serem o melhor do mundo”, e sim jogadores que podem servir para a Seleção Brasileira.