A CBF informou, na noite da última segunda-feira (27), a data e o horário da realização da partida entre Juventude x Atlético-GO. A partida, atrasada da 5ª rodada, será realizada na quarta-feira da próxima semana (05/06), às 19h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O local, casa da equipe jaconera, não foi afetado pelas fortes chuvas e consequentes enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril.
Curiosamente, a partida está marcada para acontecer em meio à data FIFA, que ocorre entre os dias 3 e 11 de junho. Em reunião excepcional realizada na tarde da última segunda-feira (27), o Conselho Técnico da CBF definiu que usará estas datas disponibilizadas para jogos internacionais entre seleções para por o Brasileirão “em dia”. Os jogos do Cuiabá, por exemplo, este um rival direto do Dragão na luta contra a queda, também ocorrerão nesta semana citada: dias 5 e 9 contra Vitória e Criciúma, respectivamente.
Jogos adiados dos gaúchos na 5ª rodada acendeu debate sobre paralisação do Brasileirão
Pela tabela original da CBF para o Campeonato Brasileiro 2024, o Atlético-GO era um dos três times que, na 5ª rodada, enfrentaria times gaúchos. Atuando como visitante, o Dragão estaria no estado, tal como o Criciúma, que deveria ter enfrentado o Grêmio em sua Arena. O internacional, outro representante do Rio Grande do Sul na Série A, na citada rodada, estaria em Belo Horizonte para jogar contra o Cruzeiro, no Mineirão. Porém, as chuvas impediram o deslocamento, bem como a realização dos jogos.
Como não havia, como ainda não há, previsão de normalização das atividades dos cenários político-sociais no Rio Grande do Sul, os clubes começaram a arquitetar, nos bastidores, uma paralisação do torneio. A CBF, porém, não se mostrava favorável a ideia, tanto que realizou a 6ª rodada normalmente, ainda que sem os gaúchos em campo. Nesta, o Atlético-GO jogou e perdeu, em casa, para o Cruzeiro por 1 x 0. Após alguns dias de debate e cedendo a uma posição “democrática” dos clubes, houve a decisão pela paralisação do torneio por duas rodadas. Ele volta neste fim de semana.
Os times gaúchos jogarão no sábado. Em Curitiba, o Grêmio é mandante na partida contra o Bragantino e o Internacional encara o Cuiabá, na Arena Pantanal. O Juventude, rival do Atlético-GO no dia 5, enfrenta o Fluminense, no Maracanã. Antes de pensar na equipe jaconera, o Dragão, primeiro, concentra os esforços e forças para o jogo decisivo contra o Vitória, que também está na zona de rebaixamento. A bola rola também no sábado, às 16h, no Barradão. A CBF quer terminar a competição na data prevista: 8 de dezembro.