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CBLOL: Em 2023, liga terá transmissão de partidas em inglês para atrair público internacional e se tornar “liga global”

Riot Games

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, o head de eSports da Riot Games, Carlos Antunes, anunciou novidades para a atual temporada do cenário competitivo do LOL. Uma dessas novidades, é a internacionalização da liga brasileira, que em 2023, passa a contar com transmissão em língua inglesa.

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As transmissões em inglês estão previstas para o 2º split do CBLOL, junto com criação de conteúdo, que visa atrair ainda mais o público chinês para o torneio nacional. As novidade estão avançando por causa da expansão da parceria da Riot Games com a LPL, principal liga chinesa do game. Em 2022, a parceria foi iniciada com “Watchparties” da competição brasileira em canais de streamers chineses.

— É uma parceria que a gente está fazendo junto com o time global de esports de League of Legends, dentro daquele modelo do LoL Esports, em que os canais globais da Riot já transmitem as ligas maiores em inglês, para que a gente tenha uma apresentação dessas ligas para as audiências internacionais. A gente está trabalhando junto deste time porque a nossa ideia é não é fazer watch party, e sim uma transmissão mais estruturada. A partir deste ano, o CBLOL estará em inglês, encantando e se apresentando para vários fãs internacionais de todo mundo, porque a gente já sabe que há esse interesse pelo CBLOL quando existem os eventos internacionais e o time brasileiro lá está — comentou sobre a nova inclusão.

Segundo ele, nos últimos dois anos, o time global da Riot Games começou a olhar o CBLOL de outra forma, com mais interesse, e que isso facilitou a internacionalização da competição brasileira.

— O time global da Riot entende que o CBLOL está em um momento de se tornar uma liga global. Este é o ano que a gente vai levar o CBLOL para inglês e para o mundo. Vamos mudar a forma como se consome esports no mundo — disse.

— O pensamento era: como é possível uma região que é linguisticamente isolada do resto do mundo – 100% do consumo do CBLOL é de brasileiros – e de um servidor que não está potencialmente entre o top 3 do mundo em quantidade de jogadores ativos ter esse engajamento — completou.

Carlos ainda revelou que a empresa decidiu colocar a ideia em prática no ano passado, durante o planejamento para a atual temporada, reservando orçamento para que as transmissões possam acontecer presencialmente em Los Angeles, nos Estados Unidos ou com estúdio ou contratação de nativos em língua inglesa no Brasil.

— À medida que a gente desenhou esses projetos com o time global, eles foram vendo, ao longo dos dois últimos anos, que a nossa região tem esse potencial. Inclusive a nossa própria recuperação [de audiência] pós-pandemia foi bastante mais acentuada do que outras regiões. Foi um trabalho que começou há muito tempo, de a gente mostrar que não é uma liga isolada em termos de “jamais faria sentido para qualquer outra pessoa do mundo”. Na verdade a gente traduz alguns dos maiores valores que o League of Legends esports traz: paixão do público.

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