Mais Esportes

CBVela firma parceria para despoluição de águas

CBVela e Infinito Mare Blue Solutions firmam parceria para despoluição de águas

O termo de cooperação técnica firmado entre as instituições tem como objetivo implementar a tecnologia “Caravela”.

Foto: Divulgação

No último dia 5 de setembro, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e a cleantech Infinito Mare Blue Solutions oficializaram uma parceria inédita para promover uma tecnologia de despoluição de águas, inspirada em barcos a vela. O local da assinatura foi o YCSA – Yacht Club Santo Amaro, que fica às margens da Represa Guarapiranga, em São Paulo (SP).

O termo de cooperação técnica firmado entre as instituições tem como objetivo implementar a tecnologia “Caravela”, uma Solução Baseada na Natureza (SbN), nos locais de prática esportiva da vela, visando a remoção contínua de poluentes em águas doces e salgadas.

Desenvolvida pela Infinito Mare, a Caravela é uma estrutura escultural ancorada na água que, além de limpar o ambiente aquático, contribui para o sequestro de carbono, libera oxigênio, aumenta a biodiversidade local e reduz o estresse ambiental.

A tecnologia, inspirada no movimento natural dos barcos a vela, também busca conectar inovação e sustentabilidade.

Tecnologia em prol do meio ambiente e do esporte

Durante o evento, o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, destacou a importância da iniciativa para o esporte e o meio ambiente. “Essa parceria reforça o compromisso da CBVela em utilizar o esporte como plataforma para ações sustentáveis. Estamos dedicados a promover o desenvolvimento ambiental em sintonia com a inovação, e a tecnologia Caravela vem ao encontro dessa missão”, afirmou.

A Caravela opera com algas nativas que auxiliam na purificação da água, absorvendo CO2 e estimulando o crescimento controlado dessas plantas aquáticas. Além de beneficiar o ecossistema ao redor, o projeto também busca contribuir para a segurança dos atletas que praticam esportes aquáticos, como frisou Bruno Libardoni, CEO da Infinito Mare.

“A presença das Caravelas em áreas de competição traz a percepção de que o ambiente está sendo cuidado de forma natural. Isso fortalece a relação do atleta com o meio ambiente, oferecendo uma experiência esportiva mais segura e sustentável.”

Reconhecimento internacional e expansão da tecnologia

O projeto Caravela, criado em 2018, já obteve reconhecimento internacional, sendo premiado na World Eco Design Conference, na China. Em 2020, a Infinito Mare foi listada entre as 50 principais cleantechs brasileiras no Mapeamento Green Sampa, da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), e em 2024 foi selecionada para o programa de Aceleração Green Sampa, que apoia negócios inovadores focados em sustentabilidade.

Renan Vieira, presidente da Ade Sampa, enfatizou a importância da parceria com startups como a Infinito Mare: “Estamos investindo no desenvolvimento econômico sustentável ao apoiar soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis como a Caravela. Esse tipo de iniciativa é essencial para construir um futuro mais verde e equilibrado.”

Comodoro do YCSA, Fábio Bodra colocou o clube na rota do projeto. ”O YCSA com mais de 90 anos de história está de portas abertas para projetos inovadores e que ajudem no meio ambiente, que é nosso local de regatas.” 

Próximos passos da parceria

A tecnologia Caravela será demonstrada em eventos e competições promovidos pela CBVela, que atua em 12 estados brasileiros, abrangendo regatas e treinamentos em rios, lagos e na costa do país. Sandra Di Croce Patricio, diretora de sustentabilidade da CBVela, destacou que a iniciativa faz parte de um conjunto mais amplo de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.

“Estamos avançando em diversas frentes, como a promoção da vela feminina e a inclusão social. Com a Infinito Mare, nosso foco será ampliar o debate e as ações sobre a qualidade das águas, sempre baseados na ciência e inovação”, disse.

A Confederação Brasileira de Vela e a Infinito Mare seguem alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo a integração entre esporte e preservação ambiental.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo