Automobilismo

Charles Leclerc vence pela primeira vez o GP de Mônaco e se consolida no campeonato

Leclerc transforma pole position em vitória no principado de Mônaco.
Foto: Divulgação/Fórmula 1

Nesta manhã de domingo (26) a Fórmula 1 realizou o Grande Prêmio de Mônaco pela septuagésima vez. Dominando as sessões a Ferrari do piloto monegasco correndo no circuito de casa, Charles Leclerc, acabou fazendo a pole position no último sábado (25) e dominou todas as 78 voltas da sexta etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 na temporada de 2024 com Oscar Piastri da McLaren e o companheiro de equipe de Leclerc, Carlos Sainz com a segunda Ferrari, completaram o pódio do principado.

A largada foi caótica como costuma ser a disputa da subida até a Sainte-Dévote mas o pole position Leclerc, manteve a ponta da corrida e conseguiu abrir uma vantagem que o possibilitou fazer a sua parada de box com a vantagem de retornar na liderança. Carlos Sainz na segunda Ferrari tentou a corrida inteira tomar a posição do jovem australiano Oscar Piastri que estava na segunda colocação com sua McLaren número 81.

A McLaren fez a etapa de Mônaco com uma pintura diferente, em verde e amarelo a escuderia britânica homenageou Ayrton Senna, piloto brasileiro tricampeão mundial com a equipe de Woking, Inglaterra. Lando Norris, vencedor do Grande Prêmio de Miami e segundo colocado no Grande Prêmio da Emília-Romagna, em Mônaco, ficou com a quarta colocação.

Leclerc dispara na frente enquanto, Piastri, Sainz e Norris disputam a primeira curva em Mônaco.
Foto: Divulgação/McLaren

A Red Bull Racing continuou o seu calvário neste início de calendário do campeonato, apesar de ter vencido com tranquilidade os primeiros Grande Prêmios, nas duas últimas etapas não conseguiu ter o mesmo desempenho e viu Max Verstappen ser segundo em Miami e vencer com pouca margem em Ímola. Desta vez o líder do campeonato bateu no final do Q3 e largou na sexta colocação e apesar de seus esforços para ultrapassar a Mercedes de George Russell, o holandês concluiu a corrida na mesma sexta posição.

Russell se defende de Verstappen em Mônaco.
Foto: Divulgação/Fórmula 1

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

A Mercedes de Lewis Hamilton até se aproximou de Verstappen, mas ficou a um segundo de distância do tricampeão mundial. A corrida do piloto do carro 44 foi entre o líder do campeonato e a Visa Cash App RB pilotada pelo japonês Yuki Tsunoda que chegou uma volta atrás do líder da corrida, Leclerc, na oitava posição. Alex Albon, da Williams, e a Alpine de Pierre Gasly completaram o top 10 e os pontuadores da atual etapa de Mônaco de 2024. Sérgio Pérez, na segunda Red Bull Racing, colidiu forte e abandonou a corrida logo nas primeiras dez voltas da corrida.

Pérez, Magnussen e Hulkenberg colidem forte e causam bandeira vermelha em Mônaco.
Foto: Divulgação/Fórmula 1

A volta mais rápida da corrida ficou com o piloto heptacampeão da Mercedes, Lewis Hamilton adicionando um ponto extra na classificação do campeonato de pilotos. Hamilton atualmente ocupa a oitava posição com 42 pontos, doze atrás de seu companheiro de equipe George Russell, e nove à frente do espanhol da Aston Martin, Fernando Alonso. 

O campeonato mundial de pilotos continua com Max Verstappen na liderança apesar da baixa pontuação em Mônaco com 169 pontos, o segundo colocado Charles Leclerc diminui a vantagem para 31 pontos, chegando a 138 pontos. O inglês Lando Norris aparece na terceira posição com 113 pontos. O espanhol, da Ferrari, Carlos Sainz, ultrapassa Sérgio Pérez para ficar em quarto no campeonato com 108 pontos contra 107 do mexicano. No campeonato de construtores a Red Bull Racing continua na liderança com 276 pontos, mas vê a Ferrari chegar a 252 e entrar na disputa pelo campeonato de equipes, McLaren está em terceiro com 184 pontos contra 94 da Mercedes que está na quarta colocação.

Resultado final, distância entre pilotos e tempos do Grande Prêmio de Mônaco de 2024.
Foto: Divulgação/Fórmula 1

A próxima etapa da Fórmula 1 é o Grande Prêmio do Canadá, que marcará a sétima corrida do calendário do campeonato mundial de 2024, no dia 9 de Junho, às 15h (Brasília), na cidade de Montreal, no circuito Gilles Villeneuve. A etapa começa no dia 7 de de Junho a partir das 14h30 com o primeiro treino livre, a segunda sessão de treinos livres será realizada ainda na sexta-feira (7) às 18h. No sábado (8) às 13h30 os pilotos e as equipes farão a terceira e última sessão de treinos livres, pois a partir das 17h acontece a classificação para definir o grid de largada para a corrida. No domingo (9), enfim, a partir das 15h terá início a sétima etapa do campeonato mundial de Fórmula 1, nas 68 voltas do Grande Prêmio do Canadá.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo