Futebol americano

Chiefs atropelam Steelers e conquistam o título da AFC Oeste

O Kansas City Chiefs não tomou conhecimento do Pittsburgh Steelers e passou por cima do adversário para garantir o título da AFC Oeste pela sexta vez consecutiva.

O placar de 36 a 10 para os Chiefs, na tarde deste domingo, 26, no Arrowhead Stadium, é uma das piores derrotas da carreira do veterano Ben Roethlisberger. Ela se aproxima de outros marcadores adversos históricos, como 34 a 3 para os Eagles, em 2016, 33 a 3 para os Patriots, em 2019 e 35 a 7 para os Ravens, em 2011. O resultado também é um marco para a defesa dos Chiefs, que manteve o adversário com dez pontos ou menos pela quinta vez nas últimas sete partidas disputadas.

A primeira metade foi de domínio absoluto de Kansas City, que não deu qualquer chance para o ataque adversário e ainda contou com uma grande atuação de Patrick Mahomes para chegar no intervalo vencendo por 23 a 0. Logo na primeira campanha dos Steelers, um sack jogou o ataque para trás e manteve o time com apenas oito jardas conquistadas.

O massacre dos Chiefs não demorou muito para dar as caras, principalmente com os passes de Mahomes, que levaram a equipe para a linha de 12 jardas do campo ofensivo. A jogada poderia ter sido parada, porém um offside da defesa deu a jogada livre para Mahomes e manteve o ataque em campo. Após uma quarta para apenas uma jarda conquistada por Michael Burton, Edwards-Helaire correu para a endzone e garantiu a primeira pontuação do jogo.

Nem deu tempo do ataque de Kansas City descansar, pois Big Ben lançou uma interceptação praticamente na sequência e recolocou a franquia de Missouri na linha de 49 jardas do ataque. Mahomes não perdoou a oportunidade e mesmo com sua linha de recebedores desfalcada, encontrou Byron Pringle para fazer 14 a 0.

O Pittsburgh seguiu sem resposta durante toda a primeira metade, perdendo a posse rapidamente e também um field goal de 36 jardas com Boswell. Mahomes novamente em campo, liderou a campanha, que encontrou Macole Hardman dentro da endzone e aumentou a pontuação para 23 a 0, pois Elliot Fry, que substituiu Harrisson Butker, após o kicker titular testar positivo para Covid, errou o ponto extra. Fry também perdeu um field goal de 39 jardas antes do fim do segundo quarto.

Conhecido por ter uma segunda metade mais forte do que a primeira e recuperar grandes desvantagens na meia hora final, Pittsburgh até pode ter pensado em uma reação na volta do intervalo, mas viu seu plano ser completamente frustrado.

A defesa até conseguiu segurar o ataque adversário e forçou o punt após apenas três jogadas, mas o ataque não aproveitou. Diontae Johnson recebeu o passe e chegou na marca da primeira descida, mas logo em seguida deixou a bola cair, cometendo um fumble não forçado e devolvendo a posse para Kansas City.

Para saber tudo sobre a NFL, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram, Facebook e se inscreva no nosso YouTube.

Ao contrário dos Steelers, os Chiefs não recusaram o presente de Natal e Byron Pringle recebeu mais um grande passe de Mahomes, escapou de forma brilhante dos tackles e aumentou o atropelo, com 30 a 0 no placar após o ponto extra.

A primeira pontuação dos Steelers na partida aconteceu depois das faltas da defesas dos Chiefs salvarem a campanha por duas vezes. Primeiro em uma terceira para 11, em que Diontae Johnson não conseguiu agarrar, mas o offside manteve o time em campo. Depois em uma quarta para quatro jardas, que teve a interferência de Sneed em Claypool e levou os visitantes para a linha de 11 jardas. Pittsburgh não completou nenhuma jogada depois da falta e ainda cometeu uma saída falsa, forçando o field goal, dessa vez convertido por Boswell.

No entanto, esses pontos não fizeram diferença na dinâmica do jogo ou na vantagem no placar. Kansas City fez mais três pontos após uma campanha de mais de seis minutos. Logo em seguida a defesa apareceu, forçou o fumble e recuperou a posse na linha de sete jardas do ataque. A volta do ataque dos Chiefs em campo mostrou que o jogo estava decidido. Mahomes foi para o banco dando lugar a Chad Henne, que cometeu dois fumbles, mas conseguiu recuperar ambos, ganhou apenas duas jardas na única jogada completa e teve que se contentar com o field goal.

Com o jogo em ritmo festivo, apesar de uma ou outra jogada mais forte, os Steelers fizeram sua campanha de ataque mais longa e conseguiram seu único touchdown no jogo. Foram quase sete minutos com a bola e um passe para Diontae Johnson no último suspiro: uma quarta para quatro na linha de 15 do campo ofensivo, que contou com o passe rápido de Big Ben, queimando a blitz de Kansas City e um belo drible de Johnson, para escapar da marcação e entrar na endzone.

Cada time ainda teve uma posse, mas ambos voltaram com seus reservas. Assim, com jogadas apenas para cumprir o horário, o relógio correu e sacramentou um verdadeiro massacre dos Chiefs sobre os Steelers.

O Kansas City Chiefs conquistou o sexto título consecutivo da divisão, garantiu sua vaga nos playoffs com 11-4 e enfrenta o Cincinnati Bengals, no próximo domingo, 2, às 15h. Os Steelers estão distantes da pós-temporada e têm um duelo divisional contra o Cleveland Browns, no próximo Monday Night Football, dia 3 de janeiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo