No último sábado (27), o Brasil celebrou duas vitórias no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, etapa feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding, realizada na praia de Jacaraípe, em Serra, no Espírito Santo.
A capixaba Luna Hardman sagrou-se campeã na categoria Pro Junior, enquanto a carioca Mariana Nogueira conquistou o tricampeonato na categoria Máster.
Na categoria Profissional, o bicampeonato ficou com a japonesa Sari Ohhara, com Luna assegurando o segundo lugar.
Luna Hardman, ocupando a segunda posição no ranking mundial aos 18 anos, reafirmou seu destaque ao alcançar duas finais.
Na Pro Junior, enfrentou a portuguesa Luana Dourado e garantiu o título. Em seguida, competiu na final da Profissional contra a líder do ranking, a japonesa Sari Ohhara, que buscava o bicampeonato.
“Muito feliz com este título na Pro Junior. Estava buscando essa conquista e, agora, pude vencer em casa. Agradecendo todo o apoio da torcida”, comemorou Luna, filha de Neymara Carvalho, pentacampeã mundial e organizadora do evento.
Aos 52 anos, Mariana Nogueira conquistou seu terceiro título na categoria Máster. Disputando a final contra a portuguesa Catarina Sousa, Mariana superou suas adversárias e levou o título para casa.
“Estou muito emocionada. Qualquer mulher, atleta, que chega na Máster e pode continuar vivendo essa vida de atleta tem muito a comemorar”, afirmou Mariana.
O evento, em sua terceira edição, contou com um número recorde de 115 inscrições, com a participação de 75 atletas de sete países. A premiação total foi de 37 mil dólares (190 mil reais).
Categoria Open e Pessoas com Deficiência
Na categoria Open, vitória da portuguesa Alice Teotonio, seguida pela brasileira Victoria Moraes. Na categoria Pessoas com Deficiência, destaque para Renata Balzone e Cristiana Dantas, entre outras.
Uma categoria especial que destacou atletas que conciliam o esporte e a maternidade, promovendo união e empoderamento.
O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2024 contou com o patrocínio máster da ArcelorMittal, do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba, e da Prefeitura Municipal da Serra, com apoio de Coroa. A realização foi do Instituto Neymara Carvalho e da IBC.