O meia Zé Rafael, acertado com o Santos, passará por uma cirurgia na coluna. A notícia foi dada pelo presidente do Santos, Marcelo Teixeira, em entrevista ao programa Jogo Aberto, da Rede Bandeirantes.
O representante do Peixe utilizou a entrevista para explicar o atraso no anúncio do jogador, reforçando que a intervenção médica não será uma trava para que a contratação seja concluída.
— […] Procedimento é necessário e será feito. Aguardaremos o diagnóstico final. Caso tudo dê certo, o jogador fará parte do Santos. Caso não tenha o sucesso, ou seja averiguado algo mais grave, o que os médicos dizem que não é o caso… Acredito que a tendência seja confirmada e ele assinará o contrato. Assinaturas existem, e o acordo no contrato está condicionado a isso. Com essa cláusula. Tudo confirmado, será jogador do Santos. Se não for, o Palmeiras não faria uma negociação — afirmou.
Na última semana, o Palmeiras acertou a venda de Zé Rafael por R$ 2,5 milhões de euros (R$ 15 milhões no montante nacional), por um vínculo até o final de 2027.
Ainda que fosse anunciado, Zé Rafael não poderia ser utilizado durante o Campeonato Paulista devido ao regulamento da competição.