Mais uma vez, a grande final do Campeonato Alagoano Sub-20 será definida pelo Clássico das Multidões. Com campanhas positivas, CSA e CRB chegam para decisão com aproveitamentos similares no torneio, e se enfrentaram pela primeira vez no campeonato, medindo forças nos dois jogos da decisão.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Os dois confrontos serão disputados no Estádio Rei Pelé, o Trapichão, em Maceió/AL. A primeira partida da final ocorrerá nesta quinta-feira (12), às 15h, com mando do Azulão do Mutange. Por ter a melhor campanha no torneio, o segundo confronto terá o mando do Galo e está programado para às 16h do domingo (15). Qualquer empate no placar agregado irá levar a finalíssima para as penalidades.
CSA busca o bicampeonato
Atual campeão Sub-20, o CSA defende o título chegando pelo segundo ano consecutivo a grande final estadual. Na última temporada, o Azulão foi campeão sobre o Cruzeiro de Arapiraca. Um dos pilares da equipe azulina é o zagueiro Eduardo Jaconi. A defesa maruja chega à final sem sofrer gols no mata-mata, com três vitórias e um empate na partida de ida da semifinal, justamente contra o Cruzeiro. A última vez que o Clássico das Multidões protagonizou a final do Campeonato Alagoano Sub-20 ocorreu em 2018, com título azulino.
Eduardo Jaconi é o capitão sub-20 do CSA e uma das principais vozes da equipe. O jogador exaltou o bom momento da equipe, com oito vitórias, um empate e uma derrota em dez jogos disputados, mas mostrou total ciência da dificuldade de enfrentar o maior rival na decisão.
“Chegamos até a decisão com nossos méritos. Confiamos uns nos outros e sabemos do nosso potencial, então temos tudo para buscar um resultado importante nesse primeiro jogo, e vamos lutar para sair com a vitória. Uma final é sempre uma final, independente do adversário. Existe uma dificuldade natural de uma partida dessa, um nível de concentração, uma atenção maior”
CRB sonha com conquista
Sem conquistar o título estadual desde 2016, a equipe do CRB encara a decisão do Campeonato Alagoano Sub-20 com otimismo. Na sétima edição desde a última conquista, é a quarta final do Galo. Nas três anteriores, três derrotas. Além de encerrar a seca de troféus na categoria, levar o estadual em 2023 tem o simbolismo de dar o troco na última vez que o Clássico das Multidões definiu o campeão. Em 2018, o Regatas foi derrotado.
Na atual edição do torneio, o CRB está invicto, com sete vitórias e dois empates em nove jogos disputados no torneio até aqui. O aproveitamento de 85% na campanha coloca o CRB como melhor time da competição na caminhada até a grande finalíssima.
“Tivemos uma ótima campanha até aqui, mantendo sempre a regularidade de boas atuações, trabalhando muito forte no dia a dia, para conseguir superar nossos adversários na bola. Agora queremos manter a boa fase na grande decisão”, afirmou o atacante do Galo, Jailson Cauã.
O jovem é o terceiro que mais balançou as redes pelo time no Alagoano, anotando quatro gols até aqui. Com 29 gols marcados, o CRB tem o melhor ataque do torneio, e conta também com o artilheiro do estadual em seu elenco, o jovem Rodrigo Jessé, que ressalta o desejo de ajudar o time na grande finalíssima:
“Foram oito gols marcados até aqui, mas eu trocaria todos eles para poder ajudar a equipe a conquistar o título. Todo nosso empenho nos levou até a final, e agora, queremos poder carimbar o título. Serão dois jogos muito apertados, mas daremos o nosso melhor para sairmos campeões”.