Geral
Clubes brasileiros se mobilizam em Brasília para o retorno da Lei do Mandante no direito de transmissão das partidas
— Continua depois da publicidade —
Diversos clubes do futebol nacional se mobilizaram na tarde desta quinta-feira (1), a favor da Lei do Mandante para o direito de transmissão das partidas. Dirigentes de clubes das Séries A e B estão em Brasília desde quarta-feira(30) para uma série de encontros com o objetivo de reforçar apoio à medida. O grupo se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira, deputados federais durante e com o presidente Jair Bolsonaro.
Para saber tudo sobre o Futebol Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Como manifestação, os clubes utilizaram suas redes para divulgar a mensagem, em apoio a Lei do Mandante e pedindo a pela aprovação, antes do recesso parlamentar, em julho, da PL 2336/21. A principal medida dos clubes é a alteração da Lei Pelé, assim permitindo que o clube mandante da partida negocie o direito de transmissão do confronto. Os clubes usaram a hashtag “#AprovaPL2336” para expressar o posicionamento a favor das medidas.
Vale lembrar que em 2020, o próprio presidente Bolsonaro editou uma Medida Provisória que permitia ao mandante negociar o próprio direito, independentemente de contratos que o time visitante tivesse firmado. Após a queda da MP da Lei do Mandante em outubro, a situação voltou a ser como era, com a partida só podendo ser transmitida se os dois clubes fossem da mesma emissora. Exceto com o Athletico, a equipe encontrou uma brecha e segue transmitindo suas partidas em casa, pelo seu sistema de streaming próprio. Isso vale independente do nível, Tv Aberta, Tv Fechada ou Pay Per View.