Futebol Internacional

Clubes da Premier League votam à favor de manter o VAR na competição

Var anunciando o gol anulado do Everton em partida diante do Tottenham. (Photo: Paul ELLIS / AFP)

Os clubes da Premier League decidiram continuar com o VAR na competição

Foto: Paul ELLIS / AFP

Os 20 clubes da Premier League realizaram uma votação e votaram a favor da manutenção do VAR na competição, a liga anunciou a decisão nesta quinta-feira. Além do resultado do pleito realizado, a reunião da entidade com os clubes foram discutidas as melhorias no uso da arbitragem de vídeo, ela foi implementada na primeira divisão inglesa há cinco anos. 

O Campeonato Inglês prevê a adoção do impedimento semiautomático no último semestre do ano, essa medida havia sido anunciada no último mês de abril. Na visão da entidade, “a tecnologia vai fornecer um posicionamento mais rápido e consistente da linha de impedimento”.  

A Premier League também indicou que na reunião foram debatidos alguns dos temas sugeridos pelo Wolverhampton:menos interrupções do fluxo de jogo, menos atrasos na retomada da partida, o árbitro anunciar ao público a decisão, replays no estádio, mais treinamento do VAR, transparência na comunicação em torno do VAR, e uma campanha para esclarecer o papel do VAR dentro do futebol. 

Relembre o caso

No último mês de abril, o Wolverhampton, o  14º colocado na última Premier League, sugeriu uma votação sobre o encerramento do uso do árbitro de vídeo na competição. Os Wolves argumentaram que o VAR foi criado “de boa fé”, mas gerou “numerosas consequências negativas não intencionais que estão prejudicando a relação entre torcedores e o futebol”, entre outras de outras precauções que na visão dos Lobos não eram boas que  o Árbitro Assistente de Vídeo apresentava. 

Checagem de VAR em jogo do Wolves. (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)
Checagem do VAR durante o jogo dos Wolves – Foto: Shaun Botterill/Getty Images

No começo deste ano, a Premier League reconheceu que o VAR estava “longe de estar bom”, especialmente no tempo que foi gasto para as decisões e os critérios usados pelos árbitros da competição, e prometeu empenho em alcançar os níveis satisfatórios de desempenho da tecnologia. 

Votação

Na manhã desta quinta-feira (6), aconteceu a votação na reunião anual de revisão no final de temporada da Premier League, em Harrogate. De acordo com a “Sky Sports”, o Wolves foi único clube que votou a favor da  retirada do VAR da competição. A votação terminou com 19-1 para continuar com o uso do VAR dentro da competição. Ainda segundo a emissora, todos os outros 19 clubes da competição votaram para continuar usando o Árbitro Assistente de Vídeo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo