A frustração pelas eliminações na Copa do Brasil e Conmebol Libertadores ligou o botão de alerta na diretoria do São Paulo. O clube tem objetivo de se classificar para a próxima edição da Libertadores entre os quatro primeiros do Brasileirão, e o desempenho da equipe tem sido motivo de avaliações e cobranças mais fortes internamente.
Apesar da direção do clube bancar o trabalho do técnico Luís Zubeldía até o momento, a permanência do comandante argentino para 2025 é incerta. A vaga na Libertadores para o ano que vem ou não, pode pesar na decisão dos mandatários do Tricolor.
A expectativa é de que a equipe reencontre o bom futebol do início da era Zubeldía para as últimas nove rodadas do Brasileirão. O insucesso nas copas não deve ser um fator que tire o time da briga pela vaga na Libertadores na visão dos dirigentes do clube. Nos últimos 10 jogos, foram apenas três vitórias, três empates e quatro derrotas, com oito gols marcados e 11 sofridos.
Com relação ao elenco, também não estão confirmadas as renovações de jogadores experientes no fim da temporada, como Rafinha e Luiz Gustavo. O lateral-direito já expressou publicamente o desejo de se aposentar após o término do Brasileirão, mas isso, ainda, não é uma certeza dentro do clube paulista.
O São Paulo volta a campo no próximo dia 16 de outubro, quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), contra o Vasco, pelo Brasileirão. O duelo tem mando do Tricolor e acontecerá no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, por conta de shows no Morumbis.