Olimpíadas

COI retira credenciais de dois treinadores da Bielorrússia, após tentarem forçar atleta a regressar ao país

COI retira credenciais de dois treinadores da Bielorrússia, após tentarem forçar atleta a regressar ao país
IOC/Graham Denholm

Neste sábado (7), o Comitê Olímpico internacional (COI) optou por expulsar dois treinadores da Bielorrússia, após forçarem a velocista Krystsina Tsimanouskaya a voltar para casa após críticas a sua comissão técnica.

Após uma investigação interna, o COI decidiu suspender as credenciais dos treinadores, como medida provisória e explicou que tem como objetivo defender o bem-estar dos atletas bielorrussos que ainda estão nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

– O COI não está em posição de mudar o sistema político de um país. Esta também não é nossa missão e não é nossa responsabilidade, isso é verdade para este caso e muitos outros assuntos. Nossa responsabilidade e nossa missão é proteger os atletas o máximo que pudermos. Então, sancionar ou manter fora dos Jogos aqueles que estão infringindo nossos valores-, declarou o presidente da entidade, Thomas Bach.

Os dois treinadores ainda poderão ser ouvidos pelo Comitê Disciplinar da entidade que foi criada para investigar o assunto.

+AO VIVO: Acompanhe tudo sobre os jogos de Tóquio no ENM

Entenda o caso

Na última semana, Krystsina Tsimanouskaya havia repreendido a Federação de Atletismo de seu país por obrigá-la a participar do revezamento 4×400 metros, já que havia se preparado apenas para das provas de 100 e 200 metros.

Segundo informações, a velocista foi retirada a força de seu quarto na Vila Olímpica e levada ao aeroporto para voltar a Minsk.  Após ocorrido, Tsimanouskaya pediu a intervenção do COI que garantiu todo suporte necessário a atleta. Enquanto, o seu marido, Arseni Zdanevich, fugiu da Bielorrússia para a Ucrânia ao saber do problema da esposa no Japão.

Em coletiva de imprensa na Polônia, a velocista afirmou que a ordem para mandá-la de volta para casa veio de “alto escalão”.

Desde 1994, a Bielorrússia é liderada pelo autoritário Alexander Lukashenko, conhecido como “o último ditador da Europa”, e seu filho, Viktor Lukashenko é o presidente do Comitê Olímpico local.

+Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo