A Espanha está pronta para a Copa do Mundo no Qatar, a ser disputada entre os próximos dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Na manhã desta sexta-feira (11), o técnico Luis Enrique divulgou a lista com os 26 jogadores que irão representar o país no principal torneio de futebol do planeta. A grande novidade foi pela ausência de alguns nomes históricos e que participaram da era mais vitoriosa de La Roja. Ao todo, 20 dos 26 atletas irão disputar seu primeiro Mundial. Em entrevista coletiva após o evento da divulgação dos nomes, o comandante hispânico considerou que a lista é a melhor disponível, mesmo ciente de que alguns jogadores importantes ficaram de fora, reconheceu o esforço de todos que participaram do ciclo de preparação e respondeu sobre até que nível seus comandados podem chegar.
“A elaboração de qualquer lista implica uma tomada de decisão. Sou o primeiro a admitir que há jogadores que poderiam ter vindo, mas estou plenamente convencido de que a lista é a melhor. Criamos mais do que uma seleção nacional nos últimos três anos, criamos uma equipe. Não deixei de pensar na lista até ontem à noite quando tive uma dúvida no ataque. A todos os jogadores que participaram nesta etapa, dou-lhes o meu reconhecimento e agradecimento. Eu não vou deixar de trazer os jogadores que trouxe, mesmo que sejam estreantes, por ser uma Copa do Mundo. É um time que quer dominar na frente, lutar nos jogos, pressionar no alto. O objetivo é competir em todos os jogos e acho que não há quem descarte a Espanha lutando para estar entre os melhores. Esse é o objetivo. Seria ridículo dizer que somos favoritos. Tive a sorte de treinar times com os melhores jogadores do mundo e aceitei meu papel. Dependendo do perfil da equipe, tenho agido de forma diferente. Aqui tenho a sorte de poder escolher os jogadores que melhor interpretam a ideia futebolística da Seleção Nacional. Minha tarefa a partir de então é coordenar e fortalecer suas virtudes. Se alguém mostrar que é melhor que nós e nos vencer merecidamente, vamos parabenizá-lo e ir para casa.”
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.
A Espanha disputou as Eliminatórias Europeias no Grupo B, ao lado de Suécia, Grécia, Geórgia e Kosovo. Em oito jogos, venceu seis, empatou um e perdeu outro. Ficou na primeira colocação e garantiu classificação direta. Na Copa do Mundo, La Roja está no Grupo E, ao lado de Costa Rica, Alemanha e Japão. Sua estreia será às 13h da quarta-feira (23) contra os costarriquenhos no Al Thumama Stadium. Em sequência, fará o clássico contra os alemães às 16h do domingo (27), no Al Bayt Stadium. O encerramento da fase de grupos terá os japoneses como adversários às 16h da quinta-feira, 1º de dezembro, no Khalifa International Stadium.
Lista de convocados
Goleiros – Unai Simón (Athletic Bilbao/ESP), Robert Sánchez (Brighton & Hove/ING) e David Raya (Brentford/ING).
Defensores – Daniel Carvajal (Real Madrid/ESP), César Azpilicueta (Chelsea/ING), Eric García (Barcelona/ESP), Hugo Guillamón (Valencia/ESP), Pau Torres (Villarreal/ESP), Aymeric Laporte (Manchester City), Jordi Alba (Barcelona) e José Luis Gayà (Valencia/ESP).
Meio-campistas – Sergio Busquets (Barcelona/ESP), Rodrigo “Rodri” Hernández (Manchester City/ING), Gavi (Barcelona/ESP), Carlos Soler (Paris Saint-Germain/FRA), Marcos Llorente (Atlético de Madrid/ESP), Pedri González (Barcelona/ESP) e Koke (Atlético de Madrid/ESP).
Atacantes – Ferran Torres (Barcelona/ESP), Nico Williams (Athletic Bilbao/ESP), Yeremy Pino (Villarreal/ESP), Álvaro Morata (Atlético de Madrid/ESP), Marco Asensio (Real Madrid/ESP), Pablo Sarabia (Paris Saint-Germain/FRA), Dani Olmo (Leipzig/ALE) e Ansu Fati (Barcelona/ESP).
Técnico – Luis Enrique.