Automobilismo

Com 350 corridas, Alonso se torna piloto com mais GPs na história da Fórmula 1

Publicado em

Foto: Divulgação/Fernando Alonso
— Continua depois da publicidade —

Neste último domingo (2), a Fórmula 1 voltou a correr em Singapura depois de três anos fora do calendário por causa da pandemia de COVID-19. Esta prova marcou o GP de número 350 do bicampeão Fernando Alonso, o espanhol ultrapassou Kimi Raikkonnen (349 corridas) e se tornou o piloto com mais provas na história da Fórmula 1.

+ Verstappen termina fora do top-5 e encerra sequência de vitórias seguidas

Alonso mesmo quebrando esse recorde histórico da categoria teve uma corrida para se esquecer, o espanhol fez uma boa largada e nas 10 primeiras voltas esteve na sexta posição, porém na 21ª volta o bicampeão acabou tendo um problema no carro e teve que abandonar a prova.

Publicidade

Fernando Alonso estreou na Fórmula 1 na temporada de 2001 pela Minardi, ex-equipe da categoria, sua primeira corrida na F1 foi o GP da Austrália, nesta ocasião ele largou da 19ª posição e terminou a corrida na 12ª colocação.

Com um dos piores carros do grid, Alonso teve uma primeira temporada na Fórmula 1 para realmente se adaptar a categoria, no seu ano de estreia pela Minardi o espanhol teve seu melhor resultado um 10º lugar no GP da Alemanha.

Uma curiosidade da primeira temporada de Fernando é que seu companheiro era um brasileiro, o piloto Tarso Marques disputou 24 GPs na categoria e seu último ano na F1 foi justo o ano de estreia do espanhol.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Nas suas 350 corridas na Fórmula 1, Alonso conquistou 2 títulos mundiais (2005 e 2006), 32 vitórias, 98 pódios, 22 poles e 23 voltas rápidas.

Sua primeira vitória na categoria veio no GP da Hungria, em 2002. Na sua segunda temporada, agora pela Renault, Alonso fez a pole em Hungaroring e comandou a corrida de ponta a ponta, o espanhol só não liderou a corrida por uma volta das 70 possíveis. Seu segundo ano na Fórmula 1 foi bem melhor que o primeiro, Fernando pontuou em 11 das 16 corridas e acumulou 3 pódios.

Seu primeiro título mundial viria na temporada de 2005, ainda pela Renault, Alonso foi muito dominante, o espanhol venceu sete corridas das 18 possíveis e só não terminou no top-4 em duas oportunidades, no GP da Hungria, quando ele acabou a prova na 11ª posição, e no GP Canadá, quando ele abandonou a prova.

Na temporada seguinte, Alonso chegava como o atual campeão da categoria e mesmo com um lendário Michael Schumacher no grid o espanhol era visto como o favorito para o título. No final, o piloto da Renault conquistou seu bicampeonato com uma vantagem de 11 pontos para Schumacher, no total foram sete vitórias, sendo quatro delas seguidas.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile