O primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2023 terminou na última terça-feira (15), com a derrota do Cuiabá para o Athletico, na Ligga Arena. Apesar do resultado negativo, o Dourado fez um primeiro turno muito bom, o melhor do clube desde que subiu para a elite do futebol brasileiro, em 2021.
O Cuiabá no Brasileiro de 2021 e 22 lutou para escapar do rebaixamento durante a competição inteira. Em 2021 foi melhor no fim e garantiu uma vaga na Sul-Americana do ano seguinte, mas passou muitas rodadas perigando com a zona da degola. Em 2022 se garantiu na Série A quase na última rodada.
Em 2023 a situação está diferente, mas começou o Campeonato dentro do Z-4, com resultados ruins e com o ataque do clube sofrendo. Mas na metade do primeiro turno o sistema ofensivo desencantou. Assim, o Cuiabá passou a ganhar os jogos e pontuar.
Entre os seis jogos que passou sem perder, destaque para as partidas contra Internacional e Flamengo, onde o Dourado venceu e convenceu. A derrota para o Furacão na terça, quebrou a invencibilidade, mas não a confiança.
Com o resultados positivos em seis jogos, o Cuiabá se distanciou da zona de rebaixamento. Agora é o oitavo colocado com 28 pontos e está mais perto do G-6 do que do Z-4. Um feito histórico para o clube desde que subiu para a Série A.
Nesse primeiro turno, o Cuiabá fez 28 pontos em 19ª rodadas, obteve oito vitórias, quatro empates e sete derrotas. Essa arrancada no final, se dá pela volta de António Oliveira para o comando do time, e da confiança que os atletas tem no treinador, que voltou após 6 meses longe. E também do sistema coletivo do Dourado, que tanto na frente como atrás, tem bons jogadores.
+ Pra ficar por dentro de tudo que acontece no Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook
O Cuiabá volta a campo no sábado (19), para enfrentar o Palmeiras pela 20ª rodada do Brasileiro, primeira do returno. A bola rola na Arena Pantanal.