Futebol Mineiro

Com Athletic fora, Minas Gerais se mantém com somente duas conquistas na Série D do Brasileirão

Série D (Foto: Bruno Babu/CBF)

Duas equipes mineiras levaram o título nacional após o acesso em 14 edições da quarta divisão do Brasileiro

Foto: Bruno Babu/CBF

O Athletic acabou sendo eliminado neste domingo (10) para o Ferroviária-SP na semifinal da Série D, e acabou deixando a luta pelo título brasileiro no caminho. Obviamente, o ‘revés’ não foi motivo de total frustração, visto que, como semifinalista, o clube mineiro de São João Del Rei já se garantiu na Série C de 2024, e agora focará na temporada longa do ano que vem.

Muito se vê a disputa pelo título como um ‘lucro’, afinal, o principal objetivo de um clube na última divisão do Brasileirão, é alcançar as semis e subir para a Série C. Entretanto, a conquista da taça é sempre cobiçada para ter o status de campeão nacional. Desde a criação da Série D em 2009, das 14 edições disputadas, Minas Gerais só alcançou o troféu por duas vezes na história.

Em diversos estilos ao decorrer da história, com representantes em todas as edições, o futebol mineiro conquistou o acesso em cinco oportunidades com quatro clubes diferentes. Destas quatro equipes, três delas estiveram presente na grande final.

Relembre as equipes finalistas que representaram Minas:

TUPI (2011) – CAMPEÃO

O primeiro a conquistar a divisão pelo futebol de Minas Gerais, o Galo Carijó fez história em um título inesquecível até hoje para o futebol de Juiz de Fora. Após a conquista do acesso frente ao Anapolina-GO, o Tupi derrotou o Oeste nas semis e enfrentou o tradicional Santa Cruz. O time não se intimidou e foi campeão em pleno Arruda, vencendo por 2 a 0 na volta, após ter conquistado vantagem em casa ganhando por 1 a 0.

No ano seguinte, o Galo juiz-forano não fez boa campanha na Série C e acabou rebaixado. Mas, no seguinte, fez um ‘bate-volta’ e retornou a subir após alcançar a semifinal outra vez em 2013, derrotando o Mixto-MT. Na fase seguinte, acabou parando para o Juventude. Hoje, o clube que já alcançou a Série B, está em uma crise profunda, sem divisão nacional, e amargará o Módulo II do Campeonato Mineiro pela quinta vez em 2024.

TOMBENSE (2014) – CAMPEÃO

Também da Zona da Mata, o Gavião Carcará levou o título para Minas Gerais três anos depois da conquista do Tupi. O Tombense subiu para a terceira divisão após passar pelo Moto Club-MA nas quartas de final, e seguiu na briga pela conquista. Em seguida, eliminou o Confiança-SE e enfrentou o Brasil de Pelotas na decisão.

Após empatar por 0 a 0 no Sul do país, o placar voltou a se repetir em Muriaé, e o Gavião foi campeão nos pênaltis. Atualmente, o clube mineiro joga a Série B após diversas temporadas na C, e foi campeão do Troféu Inconfidência de 2023 diante do Villa Nova.

POUSO ALEGRE (2021) – VICE-CAMPEÃO

A oportunidade mais próxima antes do Athletic acabou com o Pousão. Em uma ascensão extraordinária, o time do Sul de Minas conquistou o acesso em sua primeira vez disputando o Campeonato Brasileiro da Série D. A subida ocorreu diante do ASA de Arapiraca nas quartas de final, ao vencer as duas partidas contra o clube alagoano.

No caminho para a taça, o Pouso Alegre eliminou o Amazonas e enfrentou o América de Natal na decisão. O time acabou derrotado por 2 a 0 na ida, e voltou a sofrer revés em casa por 1 a 0, ficando com o vice. O Dragão mineiro foi rebaixado na Série C e voltará a disputar a D em 2024, ao lado dos companheiros de estado: Ipatinga, Villa Nova e Democrata-GV.

Para saber tudo sobre o Futebol Mineiro e o Brasileirão Série D, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo