Botafogo

Glorioso se supera e ergue o inédito título da Libertadores

Luiz Henrique. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Alvinegro conquistou a Libertadores pela primeira vez em sua história

Foto:Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo conquistou a América do Sul pela primeira vez em sua história. O Alvinegro venceu o Atlético-MG por 3 a 1. Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos.  Enquanto Eduardo Vargas marcou para o Galo. 

No primeiro tempo, o Alvinegro superou a expulsão de Gregore com apenas 40 segundos e abriu o placar com Luiz Henrique e ampliou com Alex Telles.

Na etapa final, o gol Vargas no começo deixou o jogo aberto e Galo foi para cima com tudo. Mesmo assim, o Glorioso superou a pressão e matou o jogo com Júnior Santos no último lance.

Com a conquista, o Glorioso se torna o segundo time da história da competição a ter conquistado o título após ter disputado a Pré-Libertadores e se junta ao Estudiantes de 2009. Durante sua campanha, o Time da Estrela Solitária foi forte, superou as adversidades e deixou 12 títulos de Libertadores pelo caminho para conquistar a América pela primeira vez em sua história. 

Artur Jorge conquista seu primeiro título como treinador do Glorioso e se torna o terceiro técnico português a conquistar a Libertadores em sua história. Com isso, se iguala aos conterrâneos Jorge Jesus e Abel Ferreira, ambos com um troféu da maior competição continental sul-americana. 

Além do técnico, a conquista também consagra o grande trabalho feito pela gestão da SAF no Botafogo, que é comandada pelo Grupo Eagle Football Holding do empresário norte-americano John Textor. Desde que assumiu o comando do futebol do clube, no início de 2022, o Glorioso passou por uma reestruturação geral e passou a brigar pelas primeiras posições dentro do Brasileirão e chegar longe em competições eliminatórias.

A conquista também marca a melhor campanha do Alvinegro na história da competição. Antes disso, a melhor colocação da Equipe da Estrela Solitária aconteceu no ano de 1973, quando alcançou o triangular final. 

Com o título, o Botafogo se torna o 12º clube brasileiro diferente a conquistar a Libertadores em sua história. A partir de agora, todas as equipes do chamado “G-12” do futebol brasileiro conquistaram a competição. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo