— Continua depois da publicidade —
O atual campeão de Fórmula 1, Max Verstappen, conquistou sua primeira vitória da temporada de 2025 na madrugada de domingo (06), no Grande Prêmio de Suzuka, Japão. Largando da pole position, o holândes completou as 53 voltas do tradicional circuito sem grandes intermissões. O pódio foi completado por uma dobradinha da McLaren, com Lando Norris na 2ª posição e Oscar Piastri na 3ª. Os 3 pilotos também lideram o campeonato até agora, com Norris na 1ª posição com 62 pontos, Verstappen logo atrás com 61 e Piastri na 3ª posição com 49 pontos.
Confira os destaques da corrida em Suzuka
Quem acordou de madrugada para assistir a etapa de Suzuka da Fórmula 1 teve que lutar contra o sono para acompanhar o andamento do que os fãs compararam à uma ‘procissão’. É que as emoções vividas durante os TLs e a classificação no fim de semana em Suzuka pareceram gastar o circuito, já que a corrida em si ocorreu sem grandes acontecimentos ou disputas entre os pilotos.
Largando da pole, Max Verstappen manteve a liderança durante a maior parte da corrida, resistindo às tentativas de ultrapassagem da dupla papaya. Com o tempo estável, a maioria dos pilotos iniciou a corrida com pneus duros, com exceção de Hamilton, que iniciou com pneus médios.
Na parada dos boxes, Norris e Verstappen tiveram um pequeno incidente ao voltarem para a pista juntos. As laterais dos carros fizeram contato e Norris acabou saindo parcialmente da pista.
Nos rádios, os 2 pilotos expressaram visões diferentes sobre o ocorrido: “Ele me forçou para fora”, afirmou Norris, enquanto Verstappen dizia: “Ele dirigiu sozinho para a grama”. Não houve penalizações.
A 10 voltas do final, com condições para abrir asa móvel, Piastri fez menções de ultrapassar Norris e afirmou no rádio: “Acho que consigo alcançar Verstappen”. No entanto, o australiano terminou a corrida na mesma posição em que largou, assim como Norris e Verstappen.
Os fãs de Fórmula 1 que não abrem mão de uma boa emoção ironizaram nas redes:
No entanto, a corrida em Suzuka foi mais do que uma corrida fácil para Max Verstappen. Foi também outra demonstração do potencial do promissor Kimi Antonelli (Mercedes), de 18 anos. O piloto italiano liderou por algumas voltas durante os boxes dos primeiros colocados, quebrando o recorde do próprio Verstappen por 3 dias como o piloto mais jovem a liderar uma corrida.
Em mais um resultado consistente, Antonelli terminou a corrida em P6, logo atrás do seu veterano George Russell, e ainda fez algumas voltas mais rápidas durante o restante da corrida. Como o próprio piloto afirmou: “Estou dando tudo de mim, cara.”
Os fãs escolheram como piloto do dia, no entanto, o japonês Yuki Tsunoda (Red Bull Racing) que fez sua home race pela primeira vez com a nova equipe, após a demissão de Liam Lawson, que agora ocupa o lugar de Tsunoda na equipe Racing Bulls após uma sucessão de resultados ruins na Red Bull.
A corrida de Tsunoda não foi extraordinária: o piloto largou na 14ª e terminou na 12ª posição. Ainda assim, resultados melhores que o de Lawson, que vinha amargando posições abaixo do P15 nas últimas corridas. O neozelandês terminou na 17ª em Suzuka.
O brasileiro Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) chegou a ocupar a 12ª posição na corrida, mas caiu após a parada tardia nos boxes e cruzou a linha de chegada em 19º lugar, 3 posições atrás de seu veterano e companheiro de equipe. Nico Hulkenberg.
Confira a classificação final da corrida em Suzuka:
Com o resultado, Verstappen está a apenas 1 ponto do atual líder do campeonato, Lando Norris. A próxima corrida é nesta semana, em Bahrain, no dia 13 de abril.
