Após surpreender os torcedores com a chegada de Lucas Moura e James Rodríguez, o São Paulo encaminhou um bom desempenho em campeonatos nacionais e continentais. No Brasileirão, o clube é o atual décimo primeiro colocado, com 28 pontos. Ainda, disputa as quartas de final da Copa Sul-Americana, onde enfrenta o LDU Quito – jogo de ida aconteceu no último dia 24, no Equador – e a grande final da Copa do Brasil contra o Flamengo, marcada para os dias 17 e 24 de setembro, título inédito aos tricolores.
Em resposta, a torcida também mostrou resultado fora de campo e quebrou, pelo menos, cinco recordes de público nesta temporada. A equipe comandada por Dorival atinge uma média de 44.540 mil presentes e uma renda de mais de R$ 65 milhões. Junto a isso, no programa sócio torcedor, o clube cresceu em 20 mil novos apoiadores em um período de cerca de dois meses.
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Até antes da vitória sobre o rival Palmeiras, nas quartas de final da Copa do Brasil, o São Paulo registrava um número de 35 mil sócios. De lá para cá, o clube já conta com mais de 55 mil beneficiários em seus diversos planos.
Com quase 60 mil sócios, a disputa por ingressos nos jogos em casa também está mais acirrada. Na semifinal contra o Corinthians, por exemplo, todos os bilhetes foram vendidos para os associados. Para a decisão contra a LDU-EQU, na próxima quinta-feira (31), alguns setores de arquibancadas já haviam esgotado na pré-venda exclusiva do plano ‘Diamante’, categoria mais cara do programa são-paulino, em que o torcedor desembolsa quase R$200 mensais.
“Os benefícios dos programas de sócio-torcedor, em sua maioria, está muito ligado às vantagens nas aquisições de ingressos, além das ações de interação que o clube deve se atentar para melhorar a experiência do torcedor durante e/ou fora das partidas. Contudo, um bom desempenho nos jogos e a busca por novos reforços de qualidade, como o São Paulo apresentou, acabam atraindo ainda mais a torcida para que viva esse momento mais de perto e com o sentimento de pertencimento ao grupo”, comenta Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports.
O Tricolor apresenta o ticket médio mais barato em comparação aos outros três grandes de São Paulo, com uma média de R$ 44,68. O Corinthians domina o ranking com o mais caro (R$ 59,28) e Palmeiras (R$ 57,73) e Santos (R$ 45,80) vem na sequência.
Outro fator que enche os olhos da torcida são os camarotes. Segundo Leonardo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, além do conforto, o torcedor tem a oportunidade de ter acessos interativos sobre o clube: “Assim fizemos no Camarote dos Ídolos, no Morumbi. Quem tem acesso a esse nosso serviço, com certeza firma sua parceria em todos os jogos e se sente orgulhoso em ver o time crescendo dentro e fora de campo”.
“Para nós, o torcedor é a figura mais importante e os clubes precisam ter essa atenção com cada um 24 horas por dia. Investir em tempo de qualidade com experiências e benefícios que os apoiadores terão além do campo é primordial. São estratégias que entram mais na parte comercial, diminuindo um pouco a influência dos resultados esportivos, mas que quando englobado em um só momento torna-se essencial”, afirma Henrique Borges, CEO da Somos Young, companhia que utiliza tecnologias de ponta para fazer o atendimento a sócio-torcedores de clubes como Bahia, Cruzeiro e Vasco.
O São Paulo recebe o LDU-EQU na próxima quinta-feira (31), em jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Na sequência, dia 03, enfrenta o Coritiba pela vigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro.