Neste sábado (10), Marrocos derrotou Portugal por 1 a 0, no Estádio Al Thumama, no Qatar, em duelo das quartas de final da Copa do Mundo. En-Nesyri marcou o da vitória marroquina. Com o resultado, os marroquinos avançaram para a semifinal da competição e, com isso, continuam fazendo história no Qatar, pois se tornaram a primeira seleção africana a se classificar para uma semifinal de Mundial.
[wptb id=507172]Para saber tudo sobre a Copa do Mundo – Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O JOGO
Primeiro tempo
A partida começou com Portugal levando perigo ao gol de Marrocos. Logo aos três minutos, após cobrança de falta, João Felix cabeceou e Bono espalmou para escanteio. Aos cinco minutos os marroquinos responderam, após cobrança de escanteio de Ziyech, En-Nesyri cabeceou da marca do pênalti, mas a bola saiu por cima do travessão. Aos 12, após cobrança de falta na segunda trave, Rúben Neves tentou ajeitar para o meio da área, porém, a bola bateu na defesa marroquina e sobrou para o português Rafael Guerreiro, que finalizou, mas o chute foi bloqueado pela zaga. Aos 17, Ziyech arriscou de fora da área, a finalização não levou perigo ao gol de Portugal. Aos 30, Rúben Neves lançou, o zagueiro de Marrocos afastou, a bola sobrou para João Felix, que finalizou de fora da área, a bola desviou no zagueiro El Yamiq e passou com grande perigo por cima do travessão.
Aos 38, João Félix recebeu na entrada da área e finalizou de chapa, mas o chute saiu alto e sem perigo. Aos 42, após cruzamento do lateral-esquerdo Attiat-Allah, o goleiro de português Diogo Costa saiu mal e En-Nesyri cabeceou com o gol vazio e colocou Marrocos na frente do placar. Aos 44, Bruno Fernandes recebeu na ponta e finalizou no travessão de Bono. Aos 46, em um contra-ataque, o lateral marroquino Attiat-Allah recebeu dentro da área e chutou no canto do goleiro, mas a bola foi para fora. A primeira etapa premiou a equipe que foi mais eficiente. Portugal reclamou de pênalti em duas oportunidades (em Otávio e Bruno Fernandes), mas em nenhuma delas o VAR chamou o árbitro para rever o lance.
Segundo tempo
A Seleção Marroquina quase ampliou o marcador no início da etapa complementar. Aos quatro minutos, após cobrança de falta de Ziyech, El Yamiq desviou de raspão dentro da pequena área, mas Diogo Costa espalmou, a bola ainda bateu em El Yamiq e saiu pela linha de fundo. Aos 12, Otávio cruzou na cabeça de Gonçalo Ramos, porém, o português cabeceou errado e, assim, perdeu a oportunidade de empatar o duelo. Aos 18, Otávio deu bom passe para o meio-campista Bruno Fernandes, que finalizou da entrada da área e a bola passou sobre o travessão com muito perigo.
Com o passar do tempo, Marrocos acertou a marcação e, com isso, Portugal só voltou a levar perigo ao gol marroquino aos 37 minutos, quando Cristiano Ronaldo ajeitou para João Félix, que finalizou no ângulo e obrigou Bono a fazer um milagre no Estádio Al Thumama. Aos 46, Cristiano Ronaldo recebeu um lançamento rasteiro e finalizou forte de pé esquerdo, mas Bono defendeu em dois tempos. Cheddira fez falta dura em João Félix e recebeu o cartão vermelho aos 48 minutos. Aos 50 minutos, Aboukhal saiu na cara do gol defendido por Diogo Costa, o marroquino tentou encobrir o goleiro, mas acabou chutando a bola no peito do arqueiro. Aos 52, Rafael Leão cruzou para Pepe, o zagueiro português cabeceou de dentro da pequena área para fora, perdendo a última chance de Portugal no duelo.
A Seleção Portuguesa não foi muito criativa, chegou apenas em finalizações de fora da área e em alguns cruzamentos. Outro fator que contribuiu para a eliminação de Portugal, foi a falta de pontaria, em 12 finalizações, os portugueses só acertaram três no alvo. Já Marrocos, não foi brilhante, mas foi mais eficiente e soube segurar a vantagem conquistada ainda no primeiro tempo
E, agora?
Marrocos volta a campo na quarta-feira (14), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Al Khor, Qatar, contra Inglaterra ou França, em partida válida pela semifinal da Copa do Mundo.