Léo Ortiz começou sua tragetória pelo Flamengo em grande estilo, marcando o gol da vitória contra o Palestino, pela Libertadores, no Maracanã. O zagueiro, contratado por R$ 37,6 milhões, junto ao RB Bragantino chegou ao Rubro-Negro como reserva, mas será que após a boa estreia, Léo Ortiz já merece ser titular ?
O sistema defensivo do Flamengo tem sido o grande destaque da equipe em 2024, e a dupla de zaga titular tem grande papel nisso. Fabrício Bruno e Léo Pereira foram escolhidos como os dois melhores zagueiros do Campeonato Carioca, após não tomarem nenhum gol no torneio. O destaque foi tão grande, que redeu à Fabrício Bruno uma convocação para a seleção brasileira, onde jogou como titular nos amistosos contra Espanha e Inglaterra.
A contratação de Léo Ortiz já é oficail à mais de um mês, porém o técnico Tite optou por dar continuidade à dupla titular para as fases finais do Cariocão. Isso porva que, apesar do grande investimento, o zagueiro terá que conquistar seu espaço dentro de campo e nos treinamentos.
Em coletiva de imprensa após o jogo contra o Palestino, Tite foi perguntado sobre essa demora para Léo Ortiz estrear pelo Flamengo e respondeu da seguinte forma: “Sabe porque? Porque ele também tem que se ambientar. Por mais maturidade que ele tenha, você tem que trabalhar com a meteodologia para que ele tenha tranquilidade pra jogar. Porque o manto sagrado é muito pesado.”
A escalação de Léo Ortiz como titular veio devido à forte sequência de jogos de Fabrício Bruno, que vem jogando todos os jogos, desde o dia 20 de fevereiro. Inclusive, atuando por 90 minutos contra Espanha e Inglaterra na última data-fifa, pela seleção brasileira.
Para ganhar a vaga em definitivo, Léo Ortiz terá que provar suas qualidades para Tite. No duelo contra Fabrício Bruno, Léo Ortiz leva vantagem na qualidade na saida de bola, mas perde na velocidade e entrosamento com Léo Pereira. Entretanto, os dois já formaram uma dupla nos tempos de RB Bragantino e se conhecem bem, mas para atuarem juntos, Léo Pereira teria que sair do time.