Com gol nos acréscimos, Sport vence Retrô pela ida das finais do Pernambucano

Sport vence Retrô no primeiro jogo da final do Pernambucano
Rafael Bandeira/Sport Recife

A bola rolou na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata/PE, para a primeira partida da final do Campeonato Pernambucano 2023. Donos das melhores campanhas da competição até o momento, Retrô e Sport disputaram uma partida parelha até o fim. E o time rubro-negro levou a melhor justamente nos acréscimos do segundo tempo ao vencer por 2 a 1. Fabinho e Vagner Love marcaram os gols do Leão, enquanto a Fênix descontou com Jonas.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

As equipes buscaram o gol desde o primeiro minuto. O escrete da Praça da Bandeira apostava na qualidade técnica superior de seus atletas, principalmente do setor ofensivo, para levar perigo. Aos sete minutos, Jorginho aproveitou saída errada do goleiro Jean, tabelou com Luciano Juba e chutou, mas Guilherme Paraíba tirou em cima da linha. Nos dois lances seguintes, Sabino quase deixou sua marca. Primeiro, parou na trave; depois, em Jean. Vagner Love chegou a marcar aos 16 minutos quando aproveitou rebote, mas o gol foi anulado por impedimento.

E o VAR apareceu com polêmica. Aos 30 minutos, depois de Sabino cair na área após sofrer puxão, o o jogo ficou paralisado por quatro minutos e a arbitragem marcou falta do zagueiro do Sport, não o pênalti. Não teve problema. Aos 40, após lançamento de Jorginho na área, Vagner Love cabeceou, Jean espalmou e Fabinho completou o rebote para deixar o Leão na frente do placar. Mas, a alegria durou pouco. Aos 46, Jonas arriscou entre dois volantes adversário e igualou o marcador. Ainda teve tempo para nova aparição da arbitragem de vídeo com a alegação de possível pênalti em Fernandinho, também não marcado.

O segundo tempo foi uma reprise do primeiro. Melhor e superior, faltava aos leoninos o acerto na conclusão. Não foi por falta de tentativa, mas o Retrô escapava. Seja por uma defesa do goleiro, por bloqueio da zaga, ou pela pontaria falha. Jorginho teve duas oportunidades. Na primeira, isolou. Na segunda, pegou mal na pelota. Os dois técnicos realizaram modificações e era nítida a tranquilidade aliada à concentração que os comandados de Enderson Moreira demonstravam. A Fênix errava passes simples com o passar do tempo e o cansaço era mais evidente.

E esse cenário foi prato cheio para o Sport. Inicialmente com a grande quantidade de gols perdidos. Luciano Juba completou cruzamento de Labandeira, mas Jean evitou. Vagner Love se aproveitou do vailo de Yuri Bigode, ficou de frente ao goleiro, mas chutou em cima do arqueiro. Jorginho ficou com o rebote e errou também. Felipinho entrou na etapa final e tentou deixar sua marca com um chute perigoso. Assustou, mas o que valeu foi a assistência no lance seguinte. Aos 49 do segundo tempo, depois de boa jogada individual do jovem lateral que resultou em chute cruzado, Vagner Love apenas deslocou Jean para garantir a vitória rubro-negra.

Com o resultado, o Sport conquista o título com qualquer empate. Resta a vitória ao Retrô. Por um gol, disputa nos pênaltis. Por dois ou mais, conquista inédita. O segundo e decisivo jogo da final do Campeonato Pernambucano será disputado no Estádio Adelmar da Costa Carvalho, a Ilha do Retiro, no Recife/PE, às 16h30 do próximo sábado (22).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo