Futebol Internacional

Com grande atuação de Salah, Liverpool vence West Ham e assume o terceiro lugar da Premier League

Foto: JUSTIN SETTERFIELD/POOL/AFP via Getty Images

West Ham e Liverpool se enfrentaram em jogo válido pela 21ª rodada da Premier League no London Stadium, em Londres, na Inglaterra. Mané teve lesão confirmada antes do início da partida e se juntou a vários outros desfalques do time. Firmino, poupado, começou no banco. Esses foram fatores que atrapalharam o desempenho da equipe, principalmente no primeiro tempo. Mas a qualidade individual de Salah fez a diferença e o egípcio garantiu os três pontos para os Reds.

O primeiro tempo foi bastante sonolento. O Liverpool teve mais posse de bola, mas o bloco baixo de cinco defensores do West Ham dificultava muito o trabalho ofensivo dos Reds. A ausência dos principais jogadores também foi outro fator que atrapalhou o desempenho do time. Salah jogou praticamente sozinho no ataque, já que Origi e Shaqiri tiveram dificuldades de entrar no jogo e foram anulados pela defesa dos Hammers.

Já o segundo tempo foi completamente diferente. O Liverpool recuperou o ritmo e conseguiu garantir os três pontos. Salah marcou o primeiro em grande jogada individual, que terminou com uma bela finalização no ângulo de Fabiański. O egípcio ainda fez o segundo gol. Em grande contra-ataque, Shaqiri achou um lindo passe para Salah, que recebeu e deu um tapinha para ampliar o placar. O terceiro gol também foi em grande estilo. Os jogadores do Liverpool foram tabelando até dentro da área do West Ham e Firmino achou Wijnaldum livre para empurrar a bola para dentro, Os Hammers ainda descontaram no final com Dawson, mas não foi o suficiente para evitar a derrota.

Com o resultado, o Liverpool chegou aos 40 pontos e aproveitou a derrota do Leicester para pular para a terceira colocação. Já o West Ham fica em quinto lugar, perde a sequência de vitórias em 2021, mas ainda luta por uma vaga nas competições europeias.

Na próxima partida, o West Ham visita o Aston Villa na quarta-feira (3), às 17h15, enquanto o Liverpool enfrenta o Brighton, em Anfield, também na quarta, às 17h15. Ambos os jogos são pela Premier League.

PRIMEIRO TEMPO

Nos primeiros minutos, o Liverpool mantinha a posse de bola por mais tempo, mas o West Ham conseguia marcar bem e evitava ataques mais perigosos dos Reds.

As principais investidas dos Hammers no setor ofensivo eram a partir de contra-ataques, mas o time não conseguia realizar o último passe e desperdiçou algumas oportunidades.

O começo de jogo não foi muito movimentado. Mais estudado do que arriscado. Mas, aos poucos, o Liverpool foi conseguindo envolver a defesa do West Ham e ficava cada vez mais perto da área do adversário.

À princípio, Moyes montou uma linha de quatro defensores, mas o volante Souček fechava junto com a zaga e bloqueava qualquer tentativa de penetração por baixo do Liverpool. A alternativa eram os cruzamentos, mas a defesa dos Hammers conseguia afastar as bolas alçadas na área.

Os desfalques do Liverpool pareciam realmente afetar o desempenho do time. Faltava criatividade no meio de campo e os atacantes eram inofensivos. Salah tinha dificuldades de trabalhar com seus parceiros Shaqiri e Origi.

A primeira etapa terminou sem grandes emoções. Ambos os goleiros sequer sujaram o uniforme quando desceram para o vestiário. Isso ficou evidente nos números. Os dois times finalizaram 11 vezes nos primeiros 45 minutos, sendo que só duas foram em direção ao gol.

Assim que o árbitro apitou, Klopp foi correndo para o vestiário muito insatisfeito com o desempenho de seus comandados.

SEGUNDO TEMPO

Mesmo com um primeiro tempo fraco, o Liverpool voltou sem alterações para a etapa complementar.

Salah era o jogador mais lúcido do ataque dos Reds e conseguia levar mais perigo, mas a defesa do West Ham seguia bloqueando grande parte das ações ofensivas dos Reds.

A primeira finalização de maior perigo no jogo foi do West Ham. Após recuperar a bola na defesa, o time montou um ataque rápido, e Antônio contou com uma falha de Milner para dominar na área e mandar a bola ao lado da trave de Alisson.

Mas a habilidade individual foi fundamental para o Liverpool abrir o placar. Aos 12 minutos, Curtis Jones havia acabado de entrar e fez grande jogada em velocidade. A bola chegou em Salah, que driblou dois oponentes dentro da área e bateu bonito de esquerda, sem chance alguma para Fabiański defender.

O West Ham não se abalou com o gol sofrido e passou a levar mais perigo no ataque

Mas se aproveitando do aumento do número de jogadores dos Hammers no ataque, o Liverpool armou um contra-ataque perfeito, que terminou com um grande passe de Shaqiri para Salah dar só um tapinha e tirar a bola do alcance de Fabiański e marcar mais um belo gol.

As substituições de Klopp deram certo e mudaram a cara do Liverpool. Firmino e Chamberlain entraram e participaram diretamente da jogada do terceiro gol. No ritmo das grandes apresentações dos últimos anos, o Liverpool foi tocando bola e tabelando até dentro da área, quando o brasileiro achou Wijnaldum livre, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

O West Ham ainda diminuiu nos minutos finais. Cresswell cobrou escanteio e a bola passou por Robertson, Phillips e Firmino, mas não por Dawson, que ficou de frente com Alisson para marcar o gol de honra do time da casa.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo