Em momentos distintos na tabela, o Fluminense venceu o Ceará por 1 a 0, na abertura da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por Germán Cano, que chegou ao 39º tento na temporada, quebrando três recordes. Com o triunfo, o Tricolor estaciona na quarta posição, mas chega a 61 pontos. Já o Vozão se complicou ainda mais na 17ª colocação, precisando torcer para Cuiabá e Coritiba não vencerem seus jogos e se distanciarem da zona do rebaixamento.
O resultado garante o Fluminense na Libertadores de 2023. Será a terceira vez consecutiva que o clube disputará a competição continental após alguns anos de hiato.
Na próxima rodada o Fluminense enfrenta o São Paulo, no sábado (5), no Maracanã, às 16h30. O Ceará visita o Corinthians, também no sábado (5), na Neo Química Arena, às 20h30.
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou muito movimentada com chances criadas pelos dois lados. O Fluminense chegou com mais perigo na meta defendida por João Ricardo, incluindo duas bolas na trave e um gol anulado por impedimento. A equipe comandada por Fernando Diniz aproveitava os espaços dados pelo Vozão, que jogava no contra-ataque e também aproveitava alguns vazios deixados pela defesa tricolor. Apesar de não ter marcado, a primeira etapa foi de muito controle do Flu.
SEGUNDO TEMPO
Os primeiros minutos da etapa final foram pouco inspiradores. Entretanto, após uma expulsão infantil de Cléber, o jogo viria a mudar. Fernando Diniz colocou Matheus Martins e Nathan para ter mais volume no meio-campo e mais presença no ataque. O Ceará por sua vez estava fechado, contando com o empate. Aos 27, Germán Cano abriu o placar, após desviar o chute de Jhon Arias e enganar João Ricardo.
O argentino chegou aos 39 gols na temporadas e se quebrou três recordes. Se tornou o maior artilheiro do Fluminense em uma temporada no século, o maior artilheiro estrangeiro do Fluminense em uma temporada e o maior artilheiro estrangeiro do Brasileiro em uma única edição.