Uma das principais promessas da base do Vasco, o atacante Rayan, enfim, assinou o primeiro contrato profissional com o clube. O acordo válido por três anos foi firmado na tarde desta terça-feira. Ele já poderia ter fechado o primeiro acordo desde agosto, quando completou 16 anos. Como informado pelo canal “Atenção, Vascaínos”, e confirmado pelo Esporte News Mundo, a multa no contrato é de 80 milhões de euros (R$ 449 milhões, na cotação atual).
Apesar de uma certa demora para a assinatura do contrato profissional, não houve divergências entre as partes. Com o processo de transição para a SAF e as mudanças no futebol do Vasco, além da prioridade do clube na briga pelo acesso para a Série B e, depois, em reforçar o elenco profissional, o acerto final com Rayan foi deixado em segundo plano. Mas as duas partes mantiveram o contato e sempre trataram a assinatura como “questão de tempo”.
– É um dos dias mais felizes da minha vida. É um sonho que está sendo realizado. Agradeço a minha família e todas os profissionais do Vasco que ajudaram na minha formação até aqui – disse Rayan ao site do Vasco.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Rayan é considerado uma joia da base do Vasco e já vem se destacando há alguns. No começo de 2022, mesmo com 15 anos, fez parte do grupo que disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior e, inclusive, fez um gol na competição. Ao todo, entre o sub-20 e o sub-17, o garoto marcou 31 gols em 43 partidas. Além disso, conquistou o Campeonato Carioca Sub-17 e a Copa Rio Sub-17.
Mesmo quando tinha 15 anos, Rayan já foi notícia no jornal “Sport”, da Espanha. Em maio, o diário noticiou que o Barcelona já estaria de olho em Rayan por indicação do ex-jogador Deco, que hoje trabalha na secretaria técnica do clube para o mercado do Brasil e de Portugal. Rayan está no Vasco desde os seis anos e é filho do ex-zagueiro Valkmar, que jogou pelo Cruz-Maltino no final da década de 1990.