UEFA Champions League

Com Neymar e Mbappé em crise, Benfica e PSG empatam na Luz

Photo by FRANCK FIFE/AFP via Getty Images
Photo by FRANCK FIFE/AFP via Getty Images

Benfica e Paris Saint-Germain fizeram um duelo pareio no estádio da Luz, nesta quarta-feira (5), em que ambos ficaram no empate de 1×1 válido pela terceira rodada da Champions League no grupo H, na disputa da liderança absoluta de uma das chaves mais complicadas e equilibradas dessa edição.

A partida começou com os portugueses alinhando seus jogadores em duas linhas de 4 avançadas pelo campo do PSG, forçando os franceses a recorrer para às bolas longas e provocando erros bobos. Donnarumma apareceu aos 7′ para salvar uma linda bola chutada de Gonçalo Ramos.

O goleiro italiano apareceu novamente aos 12′ em outro chute colocado de Ramos e aos 18′ após uma bobeirada de Danilo, onde o brasileiro David Neres chutou procurando acertar no lugar em que a ‘coruja dorme’ mas parou no arqueiro italiano.

O Benfica forçou o jogo pela faixa central abrindo pelas pontas onde trabalhava a bola com Enzo Fernández e nas aparições de Gonçalo Ramos. David Neres e João Mario apoiavam o ataque com muito êxito e provocaram enormes dores de cabeça na defesa parisiense.

Aos 22′ o Benfica tomou um banho de água fria. Na primeira bola em que os jogadores de ataque do PSG conseguiram acertar o passe, Messi entregou para Mbappé, que passou para Neymar deixar o argentino em uma posição confortável para acertar um chute de longe e encontrar o ângulo direito do gol português, 1×0.

O jogo se desenhou favoravelmente para os franceses, com a vantagem no placar o PSG adiantou ainda mais suas linhas e começou a provocar erros nas linhas portuguesas. Aos 37′, Donnarumma salvou mais uma bola portuguesa, no chute de Antônio Silva após um bate e rebate na área francesa. O goleiro italiano operou o 5º milagre, de 5 chutes feitos pelo Benfica.

A resiliência portuguesa foi premiada por Danilo, do time do PSG. Aos 41′, Enzo Fernánedez levantou um bom cruzamento na área procurando Gonçalo Ramos e o zagueiro do time francês acabou testando contra o patrimônio, 1×1.

Emoção até o final

Photo by FRANCK FIFE/AFP via Getty Images

A segunda etapa começou da forma que iniciou a primeira, mas com os papéis invertidos. O PSG investiu em uma blitz nos primeiros 5 minutos e conseguiu aos 48′ um suspiro verdadeiro. Após um rebote dado pelo goleiro Vlachodimos, Neymar tentou uma bicicleta mas parou no travessão.

Se na primeira etapa, Donnarumma acabou tomando para si a tarefa de evitar um gol do Benfica, Vlachodimos assumiu esse posto no segundo tempo. O goleiro da equipe portuguesa salvou aos 55′ após uma linda falta cobrada por Neymar.

O goleiro encarnado apareceu novamente aos 60′ quando Hakimi recebeu uma boa bola de Messi e chutou forte, de maneira cruzada, mas que permitiu que o goleiro do Benfica fizesse uma linda defesa.

O Benfica só encontrou o gol do PSG aos 66′, após uma falta batida por Grimaldo e desviada por Otamendi, em um lance de ‘apagão’ da defesa parisiense. Em seguida, aos 68′, Messi entregou uma linda bola para Mbappé na entrada da área que bateu com nojo e obrigou Vlachodimos a fazer um milagre.

Aos 69′, Mendes acabou se lesionando gravemente e foi substituído por Bernat no PSG, dez minutos depois, Fernández e Ramos deixaram o campo pelo Benfica, para a entrada de Aursnes e Draxler. Vitinha passou a jogar mais adiantado após alguns ajustes de posicionamento, e serviu bem Messi aos 78′, mas o argentino não conseguiu dominar bem.

Aos 80′, o Benfica conseguiu a melhor chance no segundo tempo, em um lance duplo de Rafa que parou em Donnarumma, e no rebote acabou desperdiçando a oportunidade. Neymar e Mbappé permaneceram em campo após a saída de Messi, mas assim como na primeira etapa, nada criaram juntos.

A partida terminou com fortes emoções, no último lance Donnarumma tentou recomeçar a partida rapidamente mas foi derrubado por Antônio Silva, o árbitro decidiu encerrar a partida e o goleiro italiano partiu para cima do defensor português.

Um princípio de confusão aconteceu, mas o clima cordial acabou prevalecendo e não houve maiores problemas. O brasileiro Luisão, ídolo do Benfica e que hoje é dirigente do clube lusitano apareceu em campo em uma discussão acalorada com Hakimi, do PSG. O ex-jogador precisou ser acalmado por Sérgio Ramos e Neymar.

Baile francês com personagens portugueses

Photo by Octavio Passos/Getty Images

Um detalhe a ser levantado na partida entre Paris Saint-Germain e Benfica foram as exibições dos portugueses no duelo. Apesar dos gols não terem a nacionalidade do país lusitano, os principais nomes do confronto, para o bem e para o mal foram da terrinha.

Pelo lado do PSG, Vitinha fez a sua melhor partida desde que desembarcou em Paris vindo do Porto. Curiosamente, antes do confronto o jogador afirmou que não estava tratando o duelo como uma ‘vingança’ contra os encarnados.

Vitinha foi o jogador mais onipresente da equipe do PSG, apoiando no ataque e na defesa. Mas se ele teve pontos positivos a comemorar, o zagueiro Danilo Pereira fez uma exibição para se esquecer. Além de falhar consideravelmente na marcação do lado esquerdo, foi da testa dele que o gol de empate do Benfica saiu, em uma bola cruzada por Enzo Fernández que não chegaria ao gol de Donnarumma.

Do lado do Benfica, João Mário e Gonçalo Ramos fizeram um bom jogo, com destaque para o atacante que fez o goleiro italiano do PSG trabalhar muito no primeiro tempo. Das 5 finalizações dos portugueses na primeira etapa, todas foram em direção a Donnarumma, e três realizadas por Ramos.

Essas e outras notícias da Liga dos Campeões da UEFA você acompanha pelo Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo